Formação Marxista



“Sem teoria revolucionária não há prática revolucionária”


(Lenin)

Disponibilizamos aqui um conjunto de materiais em forma de slides, textos e filmes, com roteiros que orientam o estudo. Estão divididos nos níveis básico, intermediário e avançado para que cada companheira e companheiro inicie pela parte que achar adequada. Nosso objetivo é ajudar militantes e ativistas a estudar a teoria marxista e a utilizá-la como uma ferramenta de transformação revolucionária. Ao estudo, camaradas!

CURSOS BÁSICOS

CURSOS INTERMEDIÁRIOS

Intermediário

A Dialética Marxista

Intermediário

A teoria da Revolução Permanente:

As revoluções burguesas e a transição; Teoria da Revolução Permanente; A colonização da América Latina e do Brasil

SEMINARIOS

São materiais de estudos realizados pela Direção Nacional do partido em forma de seminários. As apostilas reproduzem textos dos mestres do marxismo. Cada seminário tem duração de cerca de dez dias, e são realizados anualmente.

AVANÇADO

Revolução Permanente e Revolução Brasileira

O seminário estudou o caráter da revolução brasileira à luz da teoria marxista, observando as origens e o desenvolvimento da teoria da revolução permanente e a importância da lei do desenvolvimento desigual e combinado. O objetivo é contribuir para a atualização de um programa revolucionário para o país, examinando as diferentes visões sobre a colonização da América e sobre o caráter da revolução no Brasil, que levam a diferentes programas das organizações de esquerda. As principais conclusões foram publicadas pela editora Sundermann no livreto “O Brasil precisa de uma revolução socialista”.

AVANÇADO

Agitação e Propaganda

O seminário busca entender como se dá a disputa de consciência, a importância da teoria e da combinação das lutas econômica, política e teórica, a importância da propaganda e da agitação revolucionárias e como o marxismo trata estratégica e programa.

AVANÇADO

Opressões: mulheres, negros, LGBT

A questão das opressões ou, como chamava Lenin, “as questões da democracia”, são parte essencial do programa revolucionário antes, durante e depois da tomada do poder. Aqui tratamos as opressões de forma geral e de três opressões de forma específica: mulheres, negros e negras e LGBTs.

AVANÇADO

Participação dos revolucionários nos processos eleitorais burgueses

Trata do peso assume tal participação e em quais circunstâncias da luta de classes deve se dar; das táticas de alianças eleitorais, da subordinação ou não da tática eleitoral à estratégia da revolução socialista; das experiências de Marx, Engels, Lenin, Trotsky e nossa corrente.

AVANÇADO

Concepção e regime de partido

A discussão fundamental gira em torno de quais tarefas são centrais para um partido revolucionário, a relação entre as táticas e a estratégia, entre o partido a vanguarda e as massas, o método de construção do partido, seu regime interno e o centralismo democrático.

AVANÇADO

A relação do partido revolucionário com os sindicatos

Buscamos estudar as opiniões dos mestres do marxismo e sua experiencia na relação com os sindicatos e o discernimento de cada tipo de organização e suas funções diferenciadas na sociedade.

AVANÇADO

Crítica às Teorias Pós-Modernas

Estudamos as origens das teorias pós-modernas no decorrer da história. Fizemos este seminário pela influência que essas teorias não marxistas estão assumindo no mundo de hoje e com o intuito de entendê-las de forma crítica.

LIVROS

1. Manifesto Comunista BAIXAR COMPRAR

2. Do socialismo utópico ao socialismo científico (capítulo III) BAIXAR

3. Dez Dias que Abalaram o Mundo BAIXAR

4. O Estado e a Revolução BAIXAR

5. Programa de Transição BAIXAR COMPRAR

6. O Socialismo e as Igrejas BAIXAR

7. A origem da família, da propriedade privada e do Estado BAIXAR

8. A revolução traída EM FALTA

9. A Revolução Permanente BAIXAR

10. Imperialismo, fase superior do capitalismo BAIXAR

11. O partido e a revolução: partido leninista, partido mandelista COMPRAR

12. Esquerdismo, doença infantil do comunismo BAIXAR

13. Teses de Abril BAIXAR

14. Ditadura Revolucionária do Proletariado BAIXAR COMPRAR

15. Em defesa do marxismo BAIXAR

16. A traição da OCI Francesa – Estratégias e Táticas no decorrer da história do movimento operário BAIXAR

SITES

ESCOLA DE FORMAÇÃO DAVID RIAZANOV. Oferece uma ampla gama de cursos online, como Introdução ao materialismo histórico e Introdução à lógica marxista.

REVISTA MARXISMO VIVO. Publicação dedicada ao marxismo atual em artigos e dossiês com estudos aprofundados.

ARQUIVO HISTÓRICO LEON TROTSKY. Congressos, revistas, jornais e documentos da nossa corrente, Obras Completas de Lenin em espanhol em 55 volumes, Escritos de Trotsky da década de 1930, entre outros.

LIT-QI. Acompanhe no site da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional o desenvolvimento das revoluções ao redor do planeta e encontre uma opinião marxista sobre os principais acontecimentos do mundo.

CANAL ORIENTAÇÃO MARXISTA. Debates e polêmicas atuais na esquerda marxista, além de debates sobre a obra principal de Marx, O Capital.

EDITORA SUNDERMANN. O projeto editorial contempla a publicação de produção marxista recente e dá especial atenção à republicação de clássicos. É também a principal editora das obras de Trotsky no Brasil.