O que é o PSTU
Talvez você já conheça militantes do PSTU na sua cidade ou talvez tenha visto nossas publicações nas redes sociais. O PSTU é um partido formado por membros ativos da classe trabalhadora, que carregam consigo o programa do socialismo. Buscamos nos enraizar nas cidades, nos bairros, nas periferias, nas empresas e, principalmente, na classe operária, que produz toda a riqueza da nossa sociedade.
O que é o socialismo
O socialismo é a proposta de que os trabalhadores podem governar diretamente a sociedade e a economia. Decidir coletivamente tudo o que precisa ser produzido e como deve ser distribuído, para que sejam atendidas todas as demandas da população. Não apenas aquelas do estômago, mas também as do espírito. A libertação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores e da sua auto-organização.
Fim do capitalismo
Todos os países do mundo são capitalistas hoje. As riquezas são produzidas não para o bem estar da população, mas para serem vendidas no mercado. As maiores empresas estão nas bolsas de valores, uma anarquia irracional que controla a produção. Isso gera numa ponta uma pequena camada de bilionários que lucram com a exploração de toda a sociedade e, na outra, todo tipo de desigualdade e opressão.
Contra a direita capitalista
No Brasil, a direita são os políticos que defendem a volta da ditadura militar e o fim das liberdades democráticas aos trabalhadores. Eles defendem a ordem dos ricos e o progresso dos lucros da elite. Querem o estado mínimo para nos negar a pouca saúde, educação e seguridade que conquistamos com nossa luta. Querem mais mercado para que ele possa nos explorar mais.
Contra a esquerda capitalista
No Brasil, a esquerda são os políticos que defendem a democracia dos ricos. Os grandes empresários, nacionais e estrangeiros, disputam seus interesses no parlamento através de seus representantes e de lobistas. A esquerda quer mais Estado para o melhor funcionamento do mercado, não para reduzir a exploração. Não governa para todos, apenas apresenta as vitórias das nossas lutas como suas bondades. Assim, pacificam as organizações dos trabalhadores que passam a apoiar esse Estado.
A luta diária
Entra governo, sai governo e as coisas não parecem melhorar. O aumento de salário de hoje é comido pela inflação de amanhã. A inclusão de mais pessoas nos serviços públicos é seguida pelo sucateamento desses serviços. O desespero do desemprego sempre ronda a nossa porta. Qualquer governo capitalista sempre gera as lutas entre a pequena elite exploradora e a grande maioria de pessoas exploradas.
Avanço da consciência
Cada uma dessas lutas revela para os trabalhadores a oposição entre seus interesses e os interesses da elite e do governo. Os socialistas devem ser os melhores lutadores para que possam mostrar que só com o socialismo é possível viver com dignidade sem precisar lutar todos os dias. Também apresentamos o socialismo mesmo quando não existem lutas, porque a educação socialista é a razão de existir do nosso partido.
A luta final
Em todo o planeta vemos explodir revoluções, insurreições e levantes populares. Eles são reprimidos violentamente por governos de esquerda e direita, e caluniados em todos os lugares para que ninguém tente repetir a ousadia de vencer a classe dominante e seus governos. Mesmo no Brasil já vimos isso acontecer algumas vezes. A falta de um programa socialista é a única barreira que impede essa vitória.
Internacionalismo
O capitalismo é internacional e a luta contra ele também deve ser. As experiências revolucionárias de cada país podem servir de lição para os trabalhadores do outro. Por isso, estamos ligados a trabalhadores de vários países do mundo através da Liga Internacional dos Trabalhadores. Queremos unir todos aqueles que ainda defendem a revolução socialista no mundo através de suas organizações políticas.
Quer conversar com um militante do partido?
Clique aqui e Faça Parte