Redação

Assassinatos são mais um atentado contra o movimento de luta pela terra no campo

Nesse dia 8 de dezembro duas lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram brutalmente executadas no acampamento Dom José Maria Pires, a 50 km de João Pessoa, na Paraíba.

Os assassinos, mascarados, invadiram o acampamento e procuraram diretamente as vítimas: Rodrigo Celestino e José Bernardo da Silva, que foram mortos com disparos de espingardas calibres 12 e 26, e um revólver 38. Trata-se de mais uma execução no campo e um atentado contra o movimento de luta pela terra.

É preciso investigar e punir imediatamente os executores e mandantes desse crime. É preciso enfrentar a sanha assassina e predatória dos grandes latifundiários, mineradores e empresas.

Leia abaixo nota divulgada pela direção do MST da Paraíba:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PB) perde nesta noite de sábado (8) por volta das 19h30 dois militantes: José Bernardo da Silva, conhecido por Orlando, e Rodrigo Celestino foram brutalmente assassinados por capangas encapuzados e fortemente armados. Isso demonstra a atual repressão contra os movimentos populares e suas lideranças. O ataque aconteceu no acampamento Dom José Maria Pires, no município de Alhandra na Paraíba. Área da Fazenda Garapu, pertencente ao Grupo Santa Tereza, ocupada pelas famílias em julho de 2017.

Exigimos justiça com a punição dos culpados e acreditamos que lutar não é crime. Nestes tempos de angústia e de dúvidas sobre o futuro do Brasil, não podemos deixar os que detém o poder político e econômico traçar o nosso destino. Portanto, continuamos reafirmando a luta em defesa da terra como central para garantir dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

Justamente dois dia antes das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, são assassinados de forma brutal dois trabalhadores Sem Terra. Neste sentido, convocamos a militância, amigos e amigas, aos que defendem os trabalhadores e trabalhadoras, denunciar a atual repressão e os assassinatos em decorrências de conflitos no campo.

Solidariedade à família de Orlando e Rodrigo.

Direção do MST – PB

Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!

Autodefesa popular: Exercer o direito de se defender