Há vários documentários e filmes independentes que ajudam a entender o drama e a luta do povo Palestino em sua resistência contra a dominação colonial de Israel e do imperialismo. Muitos deles enfrentam um escancarado boicote das plataformas de streaming e sequer estão disponíveis no Brasil ou em português. Mas aqui vamos fazer uma primeira indicação (inclusive adicionando links na maioria deles) com a promessa de ampliar essa lista assim que possível.

E como tudo o que existe na Palestina, o cinema de lá não é um luxo, mas sim um de seus métodos e instrumentos de resistência que visa contar os fatos que Israel tenta apagar da história, mas jamais conseguirá.

1) Al Nakba: a catástrofe Palestina – 2013

Refletindo sobre a Nabka palestina através da arte - Editora Tabla

“Al Nakba: a catástrofe palestina” é uma série de quatro partes produzida pela rede de TV Al Jazeera. A série explica as origens da Nakba, a catástrofe da Palestina que se seguiu com a criação do Estado de Israel, e os eventos que levaram à primeira guerra árabe-israelense de 1948. Assistir os episódios é uma boa forma de começar entender as origens da colonização sionista, a limpeza étnica promovida por Israel e o regime de apartheid imposto ao povo palestino. Os episódios estão disponíveis no YouTube com legendas em espanhol.

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

 

2) Gaza, um olhar sobre a barbárie – 2018

Gaza, una mirada a los ojos de la barbarie', mañana en Fuente de Cantos | **** Digital de Tentudia **** DTTD

O impactante curta-metragem de 20 minutos recebeu o prêmio Goya em 2019. O documentário é uma viagem a Gaza, frequentemente bombardeada por Israel. Mostra a vulnerabilidade de quem sofre diariamente a situação de bloqueio e a difícil tarefa de sobreviver.

Assistir aqui

Leia mais

3) Lemon Tree – 2008

Lemon Tree (film) - Wikipedia

Lemon Tree é um filme de drama dirigido por Eran Riklis e co-dirigido por seu primo Ira Riklis. A trama é sobre a história de Salma Zidane (Hiam Abbass), uma palestina viúva, que vive do pomar de limões que possui na Cisjordânia, criado pelo pai dela 50 anos antes. Ao longo de toda a sua vida, ela regou, cuidou e tratou dos limoeiros. Um dia, mudam-se para a bela casa do lado israelense o próprio ministro da Defesa do país, Israel Navon (Doron Tavory), e sua mulher Mira (Rona Lipaz-Michael). O serviço secreto israelense decide que é preciso botar abaixo os limoeiros, para garantir a segurança do ministro. Salma decide resistir como for possível. Imperdível.

Assista aqui

4) Paradise Now – 2005

Paradise Now's Understated Power - MERIP

Esse fabuloso filme palestino traça um comovente perfil de jovens que se voluntariam como homens-bomba. Produzido por Palestina, Holanda, Alemanha e França, Paradise Now (Paraíso Agora), dirigido por Hany Abu-Assad, é de uma beleza rara. Não só pela forma como seu dificílimo tema é abordado, mas também pela formidável maneira como foi realizado. Nele, acompanhamos as 48 horas que antecedem o atentado suicida que será feito por dois jovens palestinos, Saïd (Kais Nashef) e Khaled (Ali Suliman). Um incidente na entrada de Israel faz com que os dois que tinham como única pré-condição morrerem juntos se separem, desencadeando situações que acirram a tensão do filme e servem para expor toda a complexidade que envolve a opção que fizeram.

Assistir aqui

Leia a resenha aqui

5) A 200 metros – 2022

Ameen Nayfeh e a metáfora dos muros em 'A 200 Metros' - Urge!

Dirigido e escrito por Ameen Nayfeeh, o filme retrata as dificuldades diárias encontradas pelos palestinos por causa da ocupação militar e o muro do “Apartheid”, que divide os territórios palestinos ocupados e Israel. Na trama acompanhamos a história de Mustafa (Ali Suliman), um pai que mora na Cisjordânia com sua mãe, a duzentos metros de sua esposa (Lana Zreik) e filhos, que moram em Israel, separados apenas pelo muro da fronteira. Ele cruza o posto de controle e o muro todos os dias para trabalhar, mas por um problema burocrático, é impedido justamente quando seu filho sofre um acidente e fica internado. Inconformado e decidido a buscar caminhos clandestinos e parte em uma odisseia de 200 quilômetros para contornar o muro. O emocionante longa foi a escolha da Jordânia para representar o país no Oscar de 2021.

Assista aqui

Leia sobre 

6) Omar – 2013

Omar - 2013 | Filmow

O diretor que entregou o impressionante Paradise Now em 2005, na época indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, dirigiu e roteirizou outra grande obra prima. A trama é ambientada na Cisjordânia e conta a história de Omar (Adam Bakri) que vive pulando o muro que divide os territórios a fim de encontrar seus amigos Tarek (Eyad Hourani) e Amjad (Samer Bisharat), que lutam contra a ocupação israelense e, também, para poder passar alguns momentos com sua paixão, Nadia (Leem Lubany).

7) “The Lobby”

Al Jazeera's Investigative Unit wins prestigious American documentary award | Al Jazeera Media Network

Um jornalista disfarçado da Al Jazeera se infiltrou em organizações influentes do lobby israelense junto ao governo norte-americano. Ele rapidamente ganhou a confiança de líderes influentes e filma toda essa gente falando francamente sobre como manipulam a opinião pública, fabricam escândalos de antissemitismo, criam protestos fake (ou seja, pagam pessoas para participar de protestos, fazendo com que pareçam espontâneos e populares), coletam informações de inteligência em nome do governo israelense sobre cidadãos norte-americanos comuns e criam sites anônimos para atacá-los com difamações e táticas sujas, muito sujas.

Assista aqui

Leia mais aqui