CSP Conlutas

Central Sindical e Popular

O 5º Congresso da CSP-Conlutas acontecerá nos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro deste ano, no Clube de Campo Associação Atlética Guapira, situado à Rua Dr. José Camargo Aranha, 376 – Jardim Guapira – São Paulo/SP. Com aprovação pela reunião da Coordenação Nacional da Central, realizada de 23 a 25 de novembro do ano passado, a organização da atividade já está em andamento.

O evento, instância máxima CSP-Conlutas, se realizará em um momento de particular importância da luta das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, quando é necessário reafirmar a relevância do classismo, independência de governos e patrões, democracia e internacionalismo.

Diversidade e luta de classes

O momento, por meio de debates, visa privilegiar o fortalecimento da organização de base das categorias ligadas à CSP-Conlutas e efetivar a integração entre categorias e movimentos, além de aprovar políticas específicas para a atuação da Central.

Metalúrgicos, siderúrgicos, trabalhadores dos Correios, operários da construção civil, trabalhadores e trabalhadoras da saúde e educação públicas, petroleiros, químicos, bancários, funcionalismo das três esferas, trabalhadores rurais, os que lutam por reforma agrária e moradia, contra as opressões, povos indígenas, desempregados, aposentados e aposentadas e juventude. Diversas são as temáticas e categorias representadas.

Na pauta estatutária compõem os debates do congresso a conjuntura nacional e internacional; o balanço político e plano de ação; o processo de reorganização e o caráter sindical, popular e classista; a alteração do Estatuto Social e a eleição dos membros da Secretaria Executiva Nacional e do Conselho Fiscal, neste caso, da Gestão 2023/2025.

Poderão participar os delegados e delegadas eleitos (as) por todas as entidades sindicais, movimentos populares urbanos e rurais, organizações de trabalhadoras e trabalhadores desempregados e de aposentados e aposentadas, movimentos de luta contra as opressões e juventude.

Em breve, serão divulgadas informações de preparação da atividade, que também constarão do site da CSP – Conlutas.

Acompanhe os preparativos e orientações no site do Congresso