Desde maio, os funcionários já conseguiram 18 meses de garantia de emprego | Foto: Roosevelt Cássio
Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

Os metalúrgicos da Avibras, em Jacareí (SP), conquistaram mais oito meses de estabilidade no emprego. O layoff, iniciado em maio de 2022, será prorrogado por mais cinco meses, com outros três de estabilidade. A medida foi aprovada em assembleia, realizada logo após o seminário “A indústria de Defesa no Brasil”, nesta quarta-feira (15).

A nova etapa do layoff começa em 1º de março para cerca de 400 trabalhadores. O acordo foi firmado com a fábrica a partir de uma proposta feita pelo Sindicato, em meio ao risco de nova demissão em massa. Com a prorrogação, serão totalizados 18 meses de garantia de emprego desde maio.

Em reunião nesta terça (14), a Avibras se comprometeu a reajustar em 5% o valor do salário líquido a ser recebido pelos trabalhadores afastados. A remuneração do layoff é calculada de acordo com a faixa salarial de cada um e varia de 70% a 100% do salário líquido. Para os metalúrgicos que já recebiam o valor integral, em vez do reajuste, haverá um abono de R$ 800, previsto para março. A proposta também foi aprovada na assembleia.

Luta

Desde março do ano passado, o Sindicato tem realizado uma forte campanha pela preservação dos empregos e pagamento dos salários dos trabalhadores da Avibras. Os metalúrgicos da fábrica estão em greve há cinco meses, devido às irregularidades nos depósitos.

No próximo dia 28, vai acontecer a assembleia dos credores da Avibras, que está em recuperação judicial.

“Com a prorrogação do layoff, os trabalhadores têm a garantia de se manter empregados. Mas a luta continua pelo pagamento dos salários e para que o governo intervenha na fábrica, reative contratos com o Ministério da Defesa e estatize a Avibras”, afirma o diretor do Sindicato Sérgio Machado.