Em Alagoas e Sergipe, a greve dos petroleiros tem sido aproveitada pelos trabalhadores para questionar os ataques que a Petrobras vem fazendo ao sindicato, o Sindipetro-AL/SE. A empresa tem punido os trabalhadores que denunciam as arbitrariedades ocorridas nos locais de trabalho.

No último período, o sindicato vem sendo alvo de vários interditos proibitórios que tentam impedir a luta. A Petrobras sustenta uma ação judicial que condena o Sindipetro-AL/SE a pagar uma multa de R$ 900 mil pelos atos realizados na porta da empresa contra os leilões das reservas de petróleo e gás.

A empresa Prest Perfuração mantém uma sentença de ação de indenização no valor de R$ 500 mil em razão das denúncias de irregularidades públicas no Ouro Negro, boletim semanal do Sindicato. Nesses últimos dias, sete trabalhadores da Petrobras sofreram punições por denunciarem inadequadas condições de trabalho.

O sindicato está exigindo que as punições sejam canceladas e as sentenças anuladas. Lutar é um direito de todo trabalhador.