O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos protocola, nesta quinta-feira, dia 19, pedido de reunião com a direção da Embraer em caráter de urgência para discutir sobre as demissões na empresa.

O Sindicato recebeu informações de que haverá demissões em massa na fábrica de São José dos Campos, nos próximos dias. Esses novos cortes somam-se a outros 700 postos de trabalho já fechados em 2008, segundo relatório apresentado pela própria Embraer.

A gravidade do fato levou o presidente do Sindicato, Adilson dos Santos, a pedir audiências com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, para que sejam adotadas medidas urgentes de garantia de emprego aos trabalhadores da Embraer.

Do presidente Lula, será exigida a assinatura imediata de uma Medida Provisória que garanta a estabilidade no emprego aos trabalhadores.

O BNDES já entrou em contato com o Sindicato atendendo à solicitação do presidente da entidade, para discutir sobre a situação da empresa aeronáutica. Desde sua privatização, em 1995, a Embraer já recebeu mais de US$ 7 bilhões do BNDES em financiamentos.

Entre as alternativas defendidas pelo Sindicato para evitar demissões, estão a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e de direitos, estabilidade no emprego e reestatização da Embraer.

“A Embraer tem feito cortes diários e agora as denúncias sobre demissões em massa são de extrema gravidade. Nós vamos mobilizar toda a cidade para evitar que os cortes se concretizem. Esperamos que o presidente Lula aja de forma rápida para evitar que os trabalhadores paguem por essa crise”, afirma o presidente do Sindicato, Adilson dos Santos, o Índio.