#FicaCyroGarcia! Não à perseguição política na UNIG! Em defesa da liberdade de cátedra, Escola Sem Partido nunca mais!

PSTU-RJ

Por questão ideológica, a Universidade Iguaçu – UNIG demitiu Cyro Garcia, professor de Ciência Política, Sociologia Jurídica, História do Direito e Antropologia.

Post publicado por Cyro Garcia para se despedir dos alunos e colegas informa que, ao ser comunicado da demissão, fez contato com o diretor do curso que lhe disse que a “demissão não tinha a ver com o meu desempenho profissional, que, muito pelo contrário, ele reconhecia minha capacidade e o meu compromisso com a instituição, porém o meu PERFIL IDEOLÓGICO não se encaixa nas novas diretrizes que estão sendo implementadas na instituição, principalmente a partir do novo governo”.

A demissão de Cyro Garcia nesses termos constitui um ato de perseguição política que deve ser repudiado por todos, razão pela qual provocou o protesto de alunos e alunas da universidade que lançaram a campanha #FICACYRO que repercutiu na redes sociais e imprensa.

Cyro Garcia é Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e Bacharel em Direito pela UFRJ. Reconhecida figura do meio político-sindical, é presidente do PSTU-RJ, se notabilizou na luta pela redemocratização do país e em defesa dos direitos dos trabalhadores e da juventude, que muito engrandece a academia com sua experiência.

A perseguição política a Cyro Garcia é um ataque à “Liberdade de Cátedra”, garantida constitucionalmente, e um dos últimos suspiros do malfadado projeto “Escola sem Partido” que, devido à luta dos profissionais de Educação, dos estudantes e à falta de apoio na sociedade, encerrou suas atividades recentemente.

Infelizmente, resquícios autoritários ainda persistem como o ocorrido na UNIG, mas a disposição de luta demonstrada pelos estudantes, professores e trabalhadores na “tsunami da Educação” ocorrida no dia 15/05 e no ensaio de Greve Geral de 14/06 demonstram que é possível derrotar os planos de reformas e de destruição da Educação do governo Bolsonaro.

Todo apoio a Cyro Garcia, “Escola sem Partido” nunca mais! Vamos seguir nas lutas e nas ruas. Dia 6 de agosto é Dia Nacional de Luta rumo à Greve Nacional dia 13 de agosto contra a reforma da Previdência, em defesa da Educação e por empregos.

PSTU-RJ