Quilombo aglutina apoiadores e militantes, organizando a campanha
Raíza Rocha

Na última sexta-feira, 12 de setembro, o Quilombo Juventude Socialista, espaço do comitê de Campanha da candidata a vereadora Ana Vera pela Frente de Esquerda Socialista em Salvador (BA), debateu o combate à homofobia e ao machismo. A atividade foi um preparativo para a Parada Gay que aconteceu no domingo, dia 14 de setembro.

O Quilombo contou com cerca de 50 pessoas, entre ativistas do movimento, militantes e amigos do PSTU. Todos assistiram o curta Acorda, Raimundo!, que aborda o tema do machismo e, um clip da Banda islandesa Figur Rós que apresenta uma relação homossexual entre dois jovens.

Em seguida, Danilo Marques, da Secretaria GLBTT do PSTU-BA, fez uma apresentação da condição dos homossexuais no estado e da necessidade de apontar uma saída classista para combater a opressão. “A Bahia é o estado que tem o maior número de assassinatos a homossexuais do Brasil. Para combater a homofobia, é preciso que os trabalhadores baianos incorporem essa luta”, afirmou Danilo.

Mariana Bittencourt, da Secretaria de Mulheres do PSTU-BA, destacou que, diferentemente do que muitas correntes feministas afirmam, a opressão à mulher só vem aumentando. “A violência doméstica não reduziu com a lei Maria da Penha. Afinal, para onde ir depois da denúncia se a lei não garante casas-abrigo para as mulheres pobres? Ainda sofremos com os abortos clandestinos, com os baixos salários e a dupla jornada de trabalho”, disse Mariana.

Durante o debate, Lucas Ribeiro, militante do PSTU e candidato a vice-prefeito pela Frente, destacou a importância de os lutadores votarem em Ana Vera. “A candidatura de Ana Vera está a serviço do povo oprimido, dos jovens negros , das mulheres, dos gays, das lésbicas, dos trabalhadores. Votar 16.000 é dar um voto de raça e classe, um voto da juventude, da mulher contra todas as opressões”, defendeu Lucas.

Nessa semana, a campanha continua a todo vapor. No domingo, Ana Vera estará na Parada Gay com a coluna do PSTU. Na terça-feira, o Quilombo da Juventude Socialista exibe o filme A morte de Malcom X e debate a questão racial. No sábado, militantes e apoiadores do PSTU fazem caminhada com Ana Vera pelo bairro São Caetano.