Foto Cadu Modesto Fluhr
PSTU-MS

No último sábado, dia 20 de maio, o PSTU deu um passo importante para a sua intervenção na realidade. Em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, ocorreu o lançamento do Diretório Municipal do partido. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de várias organizações e entidades que representam a classe trabalhadora na cidade e no estado.

Com uma fala emocionante de Vera Lúcia, assim como dos companheiros Antônio Rodrigues Belon, Professor Vítor e Cléia Montezano, ambos militantes do PSTU, o evento ressaltou a importância de construirmos uma organização revolucionária como alternativa para os explorados e oprimidos.

O evento contou com a participação de companheiros e companheiras de várias entidades e partidos políticos, tais como a Pastoral Carcerária, ADUFMS, MML, SISTA (Sindicato dos Técnicos da UFMS), Casa Cajuína, Ocupação São João, MES-PSOL, PT, PDT, PSB entre outras entidades. Muitos trabalhadores e trabalhadoras também prestigiaram o evento para conhecer as propostas revolucionárias. Vale ressaltar que o debate também contou com uma forte presença de mulheres e de vários grupos oprimidos.

A legalização do partido na cidade permite que ele possa ter uma atuação mais aberta e garante a possibilidade da participação no processo eleitoral, embora esse não seja o foco do partido. Foi um evento que reuniu muitos ativistas dispostos a construir uma sociedade sem exploração e sem opressão, com uma importante representação.

A importância do Centro-Oeste na atual conjuntura

O Brasil, nos últimos anos, tem aprofundado o processo de recolonização, reafirmando o papel econômico que teve desde a época em que era uma colônia de Portugal. Com a relativa desindustrialização e o aumento da importância econômica das chamadas “commodities”, o Brasil tem servido para abastecer um mercado mundial que, por sua vez, tem abocanhado a riqueza de várias regiões do mundo para garantir uma concentração cada vez mais intensa da riqueza produzida pela classe trabalhadora nas mãos de alguns poucos milionários. O Centro-Oeste, nesse processo, se tornou “A galinha dos ovos de ouro” de uma burguesia que vem agonizando com a atual crise econômica do capitalismo e precisa sangrar ainda mais a classe trabalhadora para manter a sua taxa de lucro.

Essa região tem se tornado cada vez mais comum a presença de empresas estrangeiras ligadas a vários ramos da agroindústria. Essas empresas, como a Suzano, vem combinando toda uma moderna estrutura tecnológica com velhas formas de propriedade privada, como o grande latifúndio e a monocultura.

Essa realidade tem transformado a vida da classe trabalhadora em um verdadeiro inferno, em todos os sentidos possíveis. Além da depredação do meio ambiente e a destruição das florestas, essa agroindústria têm se utilizado da terceirização e dos baixos salários para garantir seus lucros milionários. A Suzano, uma das maiores produtoras de Papel e Celulose, registrou lucro líquido de R$ 7,459 bilhões no quarto trimestre de 2022, uma alta de 222% em relação ao mesmo período de 2021, quando havia sido de R$ 2,313 bilhões. Esses lucros exorbitantes só foram possíveis por meio de uma política descarada de isenções de impostos, terceirização, da superexploração e da destruição do meio ambiente. Isso sem falar nos casos de desrespeito às leis trabalhistas, jogados para debaixo do tapete com a conivência criminosa dos Governadores e Prefeitos nos últimos anos.

Além disso, quando não tem mais nada para ganhar na região, essas empresas deixam um verdadeiro deserto de destruição por onde passam, como ocorreu no período entre 2013 e 2017, período em que a região teve um dos maiores índices de desemprego do estado.

Portanto, a existência de um partido revolucionário, que coloca a perspectiva de superação do capitalismo como horizonte, é de extrema importância para o conjunto dos ativistas na região. Como disseram alguns companheiros, “diante de uma esquerda conciliadora, o PSTU é um partido necessário”.

Para além das eleições, nossa atuação é na luta

Com a legalização é possível, evidentemente, participarmos do processo eleitoral e ampliarmos o alcance de um programa revolucionário para a região. No entanto, nossa atuação no período eleitoral está submetida a um objetivo muito maior. Sim, queremos eleger vereadores para os cargos em disputa nas eleições, mas nossas candidaturas sempre estiveram e estarão a serviço das lutas e do avanço da consciência da classe trabalhadora no sentido de superar o capitalismo e construir uma sociedade socialista.

Por tudo isso, nosso objetivo é que o partido esteja cada vez mais fortalecido para enfrentar os desafios que virão. Após o evento do último dia 20, demos um passo muito importante. Isso não seria possível sem o apoio que recebemos de todas e todos que participaram.

Muito obrigado e vamos à luta!