Toninho Ferreira, presidente do PSTU - São José dos Campos
PSTU Vale do Paraíba

PSTU Vale

O PSTU de São José dos Campos lança a partir da próxima semana uma campanha para coletar assinaturas junto à população para um Projeto de Iniciativa Popular pela redução do salário dos vereadores da cidade.

A iniciativa terá banca de coleta na Praça Afonso Pena, feiras, locais de trabalho, estudo e ampla campanha pelas redes sociais.

Segundo a lei orgânica do município, o abaixo-assinado precisa ter 1% dos eleitores da cidade para ser protocolado na Câmara. O objetivo também é envolver sindicatos, entidades, SAB´s e outros partidos na campanha.

Um vereador deve ter um salário próximo da realidade da maioria da população. Para saber e sentir na pele o preço do gás de cozinha, do combustível, da cesta básica, do transporte, do aluguel. Não pode ter uma vida de mamata, ganhando mais que um professor, enquanto a maioria do povo que trabalha ganha um salário mínimo“, afirma Toninho Ferreira, presidente do PSTU em São José.

Não é a primeira vez que o partido entra com ação contra os altos salários dos vereadores. Numa das iniciativas, ajuizada em 2009, o partido moveu uma ação contra o prefeito, na época Eduardo Cury (PSDB), secretários e vereadores que pegaram carona no reajuste dos servidores. A ação foi vitoriosa e os agentes públicos terão de devolver mais de R$ 500 mil aos cofres públicos por terem embolsado um reajuste de salários considerado ilegal pelo STF. O processo já está em fase de execução.