Foto Divulgação

Secretaria de combate às opressões do PSTU Niterói/São Gonçalo

Há poucos dias o artista Diego Moura denunciou um ato de censura lgbtifóbica promovido pelo Shopping Plaza de Niterói contra sua exposição. No mês do orgulho LGBTI o shopping havia convidado o artista, com um mês de antecedência, para expor suas obras. Porém, após a exposição receber um ataque lgbtifobico, o Shopping Plaza decidiu por esconder a exposição dentro de uma sala em obras, não só compactuando com o ataque mas agindo também, o próprio Plaza, de maneira lgbtifóbica! Em repúdio a esse ato de censura e lgbtifobia foi convocado para dia 14 de junho, às 17h, um ato dentro do Plaza, na praça central dentro do shopping. O PSTU se solidariza com o artista Diego Moura e repudia veementemente a atitude lgbtifóbica da rede Plaza!

Ocupar espaços como uma exposição numa grande empresa, como a rede Plaza é importante, mas não dá para confiar que a burguesia é aliada na luta das lgbtis trabalhadoras.

O “pink money” tenta desviar a luta para o consumo e aumentar seus lucros. Quando seus lucros estão ameaçados, pulam fora rapidinho. A luta contra a lgbtifobia deve ser levada pela classe trabalhadora com as LGBTIs à frente.

A lgbtifobia garante lucro para a burguesia. E não só para as chamadas empresas “LGBTI friendly”. A lgbtifobia aprofunda a exploração:

– Justifica os salários mais baixos às LGBTIs no setor de serviços (call center, estoque das lojas, limpeza).

– A falta de emprego para as trans, faz com que fiquem em maioria à margem do mercado de trabalho, compondo um exército de reserva, que é usado como ameaça a quem está empregado a se submeter a piores salários e condições de trabalho.

Bolsonaro está a serviço da burguesia internacional, que nesse momento de crise, retira direitos dos trabalhadores no mundo todo para salvar os lucros da grande burguesia. Por isso tem um discurso de ódio para dividir os trabalhadores e seguir implementando ataques como a reforma administrativa, que vai acabar com o SUS e desmontar os poucos serviços de saúde específicos para as LGBTIs; a reforma do ensino, que vai dificultar ainda mais o combate à lgbtifobia nas escolas e impulsionar o abandono dos estudos pelas pessoas trans, que já é muito alto. É necessário impulsionar a unidade dos de baixo e das organizações de classe para derrotar a ultradireita já!

Mas a unidade de ação para golpear juntos e mais fortes não significa repetir experiências como os governos de Lula e Dilma, que optaram por governar em aliança com nossos algozes, como Feliciano e a bancada “Boi, Bala e Bíblia”, em conciliação com a burguesia para administrar o capitalismo!

Não podemos nos esquecer que foi nos governos petistas que o PL 122, que criminalizava a homofobia, foi engavetado e o kit anti-homofobia nas escolas foi vetado por Dilma, que na ocasião declarou que seu governo “não aceita propaganda de opções sexuais”! A candidatura de Lula-Alckmin está comprometida com o projeto da grande burguesia de reformas que retiram direitos dos trabalhadores.

Nessas eleições o PSTU apresenta uma alternativa aos trabalhadores expressa na candidatura de Vera, uma operária, negra e socialista, que chama os trabalhadores a organizar as lutas contra os ataques que virão.

Aqui em Niterói, o governo de Axel Grael implementa a mesma política de Bolsonaro, avançando com a privatização da saúde e da educação, assim como o governo de Claudio Castro, representante, no governo do estado, da ultradireita capitaneada por Bolsonaro, o que piora a vida das LGBTIs da classe trabalhadora. Não dá para ter nenhuma confiança nesse governo que encabeça a Frente Ampla Eleitoral em Niterói!

Por isso, temos que resgatar o espírito combativo e radicalizado de Stonewall e fazer de novo uma rebelião das LGBTIs! Mas precisamos ir além, pois as conquistas que obtemos no capitalismo são limitadas, passageiras e podem retroceder a qualquer momento.

A luta contra a lgbtifobia deve ser combinada com a luta para que os trabalhadores assumam o comando da sociedade. Nossa tarefa é explodir este sistema de opressão e exploração e construir uma sociedade socialista, rumo a uma sociedade sem exploração e sem nenhuma opressão!

  • Pela volta da exposição de Diego Moura aos corredores do Plaza Niterói e sua realização em toda a rede da BR Malls que tem 31 shoppings espalhados por 12 estados brasileiros e 23 cidades!
  • Basta de LGBTIfobia!
  • Educação sexual nas escolas que preze pelo respeito da diversidade da classe trabalhadora e diversidade humana;
  • Não à escola com mordaça!
  • Não à Reforma do Ensino!
  • Fora Bolsonaro, Mourão e Cláudio Castro, já! Nenhuma confiança em Axel Grael!
  • Não à censura! Em defesa da liberdade artística! Por uma arte livre e independente da burguesia!
  • Por uma sociedade socialista, construída pela classe trabalhadora, em toda sua diversidade sexual, de gênero, raça e cultura!