No próximo dia 26 ocorre uma plenária para organizar a campanha “SOS Comperj: Os trabalhadores não pagarão pela crise”

A CSP-Conlutas do Rio de Janeiro solicita a solidariedade de todos os trabalhadores e das entidades filiadas à central à luta dos trabalhadores operários do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).  

Os trabalhadores do Comperj, no dia 10 de fevereiro, depois de sua assembléia, decidiram coletivamente retornar para a porta do Edise (sede central da Petrobrás), para arrancar uma negociação com a nova direção da Petrobrás.  

O ato surpresa no vão central da Ponte Rio – Niterói, realizado no mesmo dia, forçou a mídia a voltar os holofotes para os trabalhadores do Comperj, que não aguentam mais as enrolações da Alumini/Alusa e da direção da Petrobrás, e não recebem seus salários há quase três meses.  A mobilização demonstra o nível que chegou a situação de dívidas e de fome de suas famílias, que levam a luta se radicalizar para alcançar alguma vitória.

A CSP-Conlutas Rio de Janeiro está construindo um fórum estadual de apoio aos trabalhadores do Comperj e realizará no próximo dia 26 de fevereiro, às 18h, no Sindpetro-RJ, uma plenária para traçar ações de organização da campanha “SOS Comperj: os trabalhadores não pagarão pela crise”.  

Os trabalhadores do Comperj estão em via de receberem um calote da patronal. Além disso, a situação da crise e da corrupção da “Operação Lava a jato” não pode cair nas costa dos operários.  

A história da luta dos petroleiros se combina com essa luta de classe e de toda a nação brasileira em busca de uma empresa 100% estatal, e que esteja a serviço do povo trabalhador.  

Contribua com a luta dos trabalhadores, financeiramente ou através de cestas–básicas para as familiares dos trabalhadores do Comperj.  

A central solicita às entidades uma intensa campanha de apoio a esses operários (modelo de texto e endereços para envio abaixo). Além disso, necessitamos de apoio financeiro, já que é um processo em que a categoria está se mobilizando sem o necessário apoio do seu sindicato.  

A conta para depósito das contribuições financeiras segue abaixo. Orientamos que seja enviado e-mail para [email protected].br  informando a data e o valor da contribuição e que se trata de apoio à luta dos operários do COMPERJ  

É fundamental a solidariedade a essa luta nesse momento. Contamos com o apoio de todos.   Modelo de texto para envio das moções:  

Aos companheiros do Comperj,  

Expressamos nossa irrestrita solidariedade aos trabalhadores do Comperj que estão em luta em defesa dos salários e dos seus direitos. É inadmissível que os patrões não cumpram com seus deveres mais básicos como o pagamento dos salários e demais direitos trabalhistas. Sendo esta uma obra da Petrobrás, isso se torna ainda mais inadimissível, tendo em vista a responsabilidade do governo federal com essa situação.   Estamos com vocês nessa luta que também é nossa! Todo apoio aos trabalhadores do Comperj!  

Assina:  

Endereços para envio das moções: [email protected] [email protected]    

Conta para envio de contribuições financeiras: Banco do Brasil Agência: 4223-4 Conta: 8908-7 CNPJ: 07.887.926/0001-90

LEIA MAIS
Operários do Comperj param a cidade pelo pagamento de seus salários

A Petrobras tem que ser controlada pelos trabalhadores e a população mais pobre