A sessão foi cancelada, o requerimento retirado de pauta e o governo derrotado! Houve choro após saber da derrubada do “pacotaço”

O prédio administrativo da Assembleia Legislativa também foi ocupado. Cerca de 40 mil trabalhadores organizados e indignados com a truculência do governo deram sustentação para a ocupação do prédio da Assembleia. O governador Beto Richa (PSDB) ordenou que cerrassem as grades da Assembleia Legislativa para que o blindado da Tropa de Choque entrasse com os deputados vendidos e covardes. Dentro do blindado estava presente o Secretário de Segurança, Fernando Francischini, do partido Solidariedade.

Homens e mulheres gritavam: “Fora Beto Richa!”, “O Povo Unido jamais será vencido!”, “Fora Romanelli!”. A força da mobilização afetou o lado trabalhador e humano dos soldados. Os trabalhadores entregaram flores aos policiais e pediam para que recuassem enquanto o cordão de frente da manifestação avançava sobre a Tropa de Choque. Visivelmente a contragosto, alguns policiais lançaram gás de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Algumas pessoas saíram feridas.

Cinismo de Traiano, Romanelli e os deputados da base de Richa!
Antes da ocupação, o presidente da Assembleia Legislativa teve o cinismo de lançar uma nota que iniciava com os seguintes dizeres: “Os princípios do estado de direito democrático são afrontados quando um parlamento é sitiado”.

Os trabalhadores que ocuparam a Assembleia Legislativa mostraram que a democracia também se constrói na luta, na ação direta. Muito diferente do jogo eleitoral antidemocrático e controlado pelos ricos.

Agora, estes deputados traidores e covardes terão que se explicar para os trabalhadores em suas bases eleitorais.

É hora de derrotar o “pacotaço” de Dilma também!
O governo federal, composto pelo PT, PMDB e PCdoB, entre outros, também atacam direitos trabalhistas e previdenciários (seguro-desemprego, pensão por morte, etc.), aumentam impostos, tarifas e os juros e corta verbas da Saúde e Educação. A gasolina e energia elétrica irão aumentar mais de 40% este ano.

Dilma aprovou por decreto o seu “pacotaço” e se omite diante das milhares de demissões de operários no país.

A direção da APP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), junto com os demais sindicatos, deve exigir a revogação do “pacotaço” do governo federal. Tem que se posicionar firme contra os ataques de Dilma e seus aliados.

Por isso, a direção da APP também não pode alimentar nenhuma ilusão na bancada do PMDB da Assembléia Legislativa, como vem fazendo. Nenhuma confiança em Nereu Moura, Requião Junior e Anibelly.

É hora de construirmos pela base um governo dos trabalhadores sem patrões, pois os caminhos de colaboração de classe, defendidos pelo PT e PCdoB, junto com PMDB e demais partidos burgueses, só nos levaram a derrotas e traições.

Mulheres Trabalhadoras, mais uma vez, são exemplo de resistência e luta
Vale ressaltar o papel fundamental e de destaque das mulheres trabalhadoras neste processo de vitória da classe trabalhadora no Paraná. Sempre na linha de frente, as mulheres mostram que lugar de mulher é na luta, é na política, é enfrentando o governo, e de braços dados com homens trabalhadores conquistar vitórias como esta.

Desmilitarização da Polícia já!
Para finalizar, é preciso ressaltar a triste situação dos soldados da Polícia Militar que receberam ordens para reprimir trabalhadores que lutavam por seus direitos. Muitos soldados choravam enquanto tentavam evitar a entrada dos trabalhadores na Assembleia Legislativa.

Durante a ocupação no primeiro dia, um soldado encontrou sua professora e foi aos prantos. Ambos se abraçaram e choraram juntos! Informações dadas por manifestantes apontam para a prisão de aproximadamente 15 policiais por insubordinação.

Não é possível que estes homens e mulheres passem por humilhações constantes de seus superiores, passem várias horas trabalhando em pé, sem programação, sem alimentação e  obrigados a reprimir a luta dos trabalhadores. Que não tenham direitos trabalhistas e que sejam proibidos pelo Estado de se sindicalizarem.

É preciso que se rompa com a ordem hierárquica militar, herança da ditadura.  É necessária a organização de uma policia civil única, com comandantes eleitos pela base e que esteja do lado dos Trabalhadores.

– Fora Beto Richa, Romanelli e Traiano!

-Unificar as greves!

– Desmilitarização da Polícia!

– Liberdade aos policiais presos por se negarem a reprimir os trabalhadores!

– Os trabalhadores não pagarão a conta da crise dos ricos!

– Viva a luta dos trabalhadores!

ACESSE o blog do PSTU-Curitiba