Cartaz de divulgação do filme Pequena Miss Sunshine
Reprodução

No dia 23 de janeiro, foi divulgada a lista dos indicados à 79ª edição do Oscar. Apesar de colocar em destaque alguns bons filmes, a versão 2007 do prêmio hollywoodiano não apresentou uma lista de obras com temas polêmicos e grandes críticas sociais, como ocorreu na versão anterior. Salvo raras exceções, como sempre, a festa do dia 25 de fevereiro será para as grandes produções hollywodianas. Entretanto, há o que conferir.

O prêmio principal
Apesar de não concorrer na principal categoria, o líder de indicações foi Dreamgirls –Em Busca de Um Sonho, que concorre a oito estatuetas, seguido de Babel, com sete. Entretanto, as disputas nas principais categorias devem se dar entre Babel e Os Infiltrados. A ausência de Dreamgirls na lista do prêmio principal surpreendeu, tendo em vista que o filme foi premiado com o Globo de Ouro como melhor filme de comédia ou musical.

`Reprodução`

Babel é o terceiro filme de uma espécie de trilogia do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu. Tanto os dois anteriores – Amores Brutos e 21 Gramas – quanto Babel, apresentam um conjunto de histórias aparentemente desconexas, que se entrelaçam no decorrer da trama. Um tiro acidental de rifle interrompe as férias de um casal no Marrocos. Uma adolescente no Japão, uma mulher mexicana que trabalha nos EUA, dois meninos marroquinos: todos têm os rumos de suas vidas alterados após o incidente. Além da indicação para o prêmio de melhor filme, Babel concorre às estatuetas de melhor diretor, atriz coadjuvante (Adriana Barraza e Rinko Kinkuchi), roteiro original, edição e trilha sonora.

Os infiltrados, de Martin Scorsese, é outro forte concorrente ao prêmio principal e ao de melhor diretor. No filme, a guerra entre a polícia e o crime organizado de Boston faz com que seja necessário infiltrar um policial na máfia, no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). O jovem Billy (Leonardo de Caprio) acaba conquistando a confiança de Frank. Por sua vez, Colin Sullivan (Matt Damon) é infiltrado na polícia e informante de Costello.

`Reprodução`

A vida dupla dos dois e o risco que correm dão seguimento a uma trama que prende o espectador até o final, que não percebe os 149 minutos de filme. O filme recebeu cinco indicações, nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Mark Wahlberg), melhor roteiro adaptado e melhor edição.

Pequena grande miss
Houve uma boa surpresa na categoria principal. As indicações de Pequena Miss Sunshine eram inesperadas, principalmente a de melhor filme, já que é um filme independente com baixo orçamento. Entretanto, foram merecidas. O longa despretensioso é uma comédia centrada nas personalidades marcantes e problemáticas de uma família norte-americana. A bordo da kombi amarela, que é muito mais do que o veículo da família, o grupo viaja os EUA para que a filha caçula participe de um concurso de beleza.

Lá estão o pai fracassado – que, ironicamente, tenta emplacar um manual de como obter sucesso em 9 passos – o tio que acaba de tentar suicídio, o avô que foi expulso do asilo por usar heroína e agora se dedica a ensaiar a neta para o concurso, o filho adolescente que fez voto de silêncio até conseguir se tornar piloto da Força Aérea americana, a mãe que tenta administrar os problemas de relacionamento de todos e a pequena Olive, que participa do concurso infantil de miss.

`Reprodução`

Sem julgamentos, sem estereótipos e sem efeitos especiais, o filme, que teve problemas de orçamento para sua realização, concorre na categoria de melhor filme, melhor roteiro original, melhor atriz coadjuvante (Abigail Breslin) e melhor ator coadjuvante (Alan Arkin). Apesar disso, o filme não tem grandes chances contra as grandes produções e grandes nomes que concorrem com ele. Esta festa não é para os `pequenos`.

Um fauno no tapete vermelho
Merece destaque a indicação do excelente O labirinto do Fauno, que concorre a melhor filme estrangeiro. Cinema Aspirinas e Urubus, longa do pernambucano Marcelo Gomes, que disputava pelo Brasil a indicação para melhor estrangeiro, ficou de fora da lista. O que mais estranhou na categoria foi a ausência de Volver, de Pedro Almodovar. O filme espanhol concorre na categoria de melhor atriz para Penélope Cruz.

De qualquer forma, O labirinto do fauno teve uma merecida indicação e é um forte candidato. O filme de Guillermo del Toro rompe as cercas entre o real e o imaginário, unindo fadas, faunos, monstros, capitães fascistas e guerrilheiros para fazer uma fábula adulta, que se passa na Espanha de 1944, após a Guerra Civil e em pleno regime fascista do general Francisco Franco.

A personagem principal, Ofélia, é uma garota de 10 anos, cuja mãe, Carmen, se casou com o oficial fascista Vidal, que luta para exterminar um grupo de guerrilheiros resistentes nas montanhas de Navarra. Mãe e filha se mudam para o local, onde Vidal tem um casarão. Na casa também vive a jovem Mercedes, cozinheira da casa que secretamente auxilia os rebeldes. Para além desta realidade, o filme mescla a fantasia das histórias vividas pela garota ao adentrar os jardins do lugar. Ofélia foge da nova vida, da crueldade do padrasto, do sofrimento da mãe. Ela descobre um labirinto que a leva até a figura mítica de um fauno, que a introduz numa aventura fantástica.

Conheça os indicados
Outros dois indicados à estatueta de melhor filme ainda não estrearam no Brasil: Cartas de Iwo Jima e The Queen (A rainha). Outros indicados em diversas categorias estão em cartaz ou entram esta semana, como Pecados íntimos, Dias de Glória, Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho e O último rei da Escócia.

Aqui, no Portal do PSTU, você pode ler as críticas de À procura da felicidade, O labirinto do fauno e Vôo 93, filmes que estão entre os indicados.

A cerimônia de premiação do Oscar 2007 está marcada para o dia 25 de fevereiro. Veja abaixo a lista completa dos indicados.

Lista completa dos indicados:

Melhor filme
Babel
Os Infiltrados
Cartas de Iwo Jima
Pequena Miss Sunshine
The Queen

Melhor ator
Forest Whitaker – O Último Rei da Escócia
Will Smith – À Procura da Felicidade
Leonardo DiCaprio – Diamante de Sangue
Ryan Gosling – Half Nelson
Peter O`Toole – Venus

Melhor ator coadjuvante
Alan Arkin – Pequena Miss Sunshine
Jackie Earle Haley – Pecados Íntimos
Djimon Hounsou – Diamante de Sangue
Eddie Murphy – Dreamgirls
Mark Wahlberg – Os Infiltrados

Melhor atriz
Helen Mirren – The Queen
Judi Dench – Notes on a Scandal
Kate Winslet – Pecados Íntimos
Penélope Cruz – Volver
Meryl Streep – O Diabo veste Prada

Melhor atriz coadjuvante
Abigail Breslin – Pequena Miss Sunshine
Cate Blanchett – Notes on a Scandal
Jennifer Hudson – Dreamgirls
Adriana Barraza – Babel
Rinko Kikuchi – Babel

Melhor Animação
Carros
Happy Feet – O Pingüim
A Casa Monstro

Direção de arte
Dreamgirls
The Good Shepherd
O Labirinto do Fauno
Piratas do Caribe: O Baú da Morte
O Grande Truque

Fotografia
Dália Negra
O Ilusionista
Filhos da Esperança
O Labirinto do Fauno
O Grande Truque

Figurino
O Diabo veste Prada
Dreamgirls
Maria Antonieta
The Queen
Curse of the Golden Flower

Direção
Martin Scorsese – Os Infiltrados
Alejandro González Iñárritu – Babel
Paul Greengrass – Vôo United 93
Clint Eastwood – Cartas de Iwo Jima
Stephen Frears – The Queen

Roteiro adaptado
Borat
Filhos da Esperança
Os Infiltrados
Pecados Íntimos
Notes on a Scandal

Roteiro original
Pequena Miss Sunshine
O Labirinto do Fauno
Babel
Cartas de Iwo Jima
The Queen

Melhor Documentário
Deliver us from Evil
Uma Verdade Inconveniente
Iraq in Fragments
Jesus Camp
My Country My Country

Melhor documentário em curta-metragem
The Blood of Yingzhou District
Recycle Life
Rehearsing a Dream
Two Hands

Montagem
Babel
Diamante de Sangue
Filhos da Esperança
Os Infiltrados
Vôo United 93

Filme estrangeiro
Dias de Glória (Argélia)
O Labirinto do Fauno (México)
Water (Canadá)
The Lives of Others (Alemanha)
After the Wedding (Dinamarca)

Maquiagem
Apocalypto
Click
O Labirinto do Fauno

Trilha sonora
Babel
O Segredo de Berlim
Notes on a Scandal
O Labirinto do Fauno
The Queen

Canção
“I need to Wake Up“ – Uma Verdade Inconveniente
“Love You I Do“ – Dreamgirls
“Listen“ – Dreamgirls
“Patience“ – Dreamgirls
“Our Town“ – Carros

Edição de som
Apocalypto
Diamante de Sangue
A Conquista da Honra
Cartas de Iwo Jima
Piratas do Caribe – O Baú da Morte

Mixagem de som
Apocalypto
Diamante de Sangue
Dreamgirls
A Conquista da Honra
Piratas do Caribe – O Baú da Morte

Efeitos visuais
Piratas do Caribe – O Baú da Morte
Poseidon
Superman – O Retorno

Curta de animação
The Danish Poet
Lifted
The Little Matchgirl
Maestro
No Time for Nuts

Curta-metragem
Binta y la gran idea
Éramos pocos
Helmer & Son
The Savior
West Bank Story