A Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) realizou a oficina Mulher e Alca que discutiu como ficará a situação das mulheres caso a Alca venha a ser implementada. Na mesa, Ana Rosa Minutti, pela SNM; Sônia Mª Coelho, pela Marcha Mundial das Mulheres; Mª. Fernanda Marcelino, da Juventude Católica; Cinthia Fernandes, do PT paraguaio; e a professora da Universidade Ankara, Fatma Ulku Selku. Destacou-se que a luta contra a opressão da mulher é parte da luta contra exploração capitalista.
A Secretaria de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros realizou duas oficinas. Soraya Menezes, dirigente da Associação de Lésbicas de MG; Carlos Magno, do grupo CELOS; Fabiana, a Babi, da UFSCar e Wilson H. da Silva debateram Homofobia: de onde vem, para onde vai?. A outra mesa, Homossexualidade e a esquerda, destacou a polêmica com o PT sobre a questão homossexual e a luta de classes.
A Secretaria de Negros e Negras (SNN) realizou uma oficina com o tema Alca: mais exploração e opressão para negros e negras. Com a presença da ex-candidata à vice-presidência, Dayse Oliveira; da ex-candidata à vice do RS, Vera Rosane; e Wilson H. da Silva, pela SNN, debateu-se como a implementação da Alca vai piorar a vida dos negros. A Secretaria também participou da mesa Cotas e ações afirmativas, com o Núcleo de Consciência Negra da USP.
Post author
Publication Date