No último dia 21, trabalhadores sem-terra do Movimento Resistência Camponesa interditaram a BR-316, que dá acesso ao município de Demerval Lobão, a 20 quilômetros da capital Teresina. Participaram do ato 41 famílias do acampamento Salitre Chileno. Os sem-terra reivindicavam a desapropriação da Fazenda Buriti, próxima ao acampamento.

No quilômetro 23, que liga Teresina a Demerval Lobão, os manifestantes fizeram uma barricada queimando árvores no meio da estrada, gerando um engarrafamento de 10 quilômetros. Após a chegada de Estânio Vieira, ouvidor agrário do Incra, os manifestantes aceitaram negociar e liberaram a rodovia no começo da tarde.

O ouvidor esteve no assentamento e se comprometeu com uma lista de reivindicações dos trabalhadores assentados. Quando tudo parecia ter terminado, no final da tarde chega um micro-ônibus da polícia rodoviária com uma tropa de choque e, sem levar em consideração a negociação, reprimiram os assentados.

Primeiro começaram com um jogo de palavras ofensivas aos manifestantes, que já tinham liberado a BR e já estavam dispersos indo para seus barracos. Depois, sem mais nem menos, começaram a bater nas principais lideranças, em crianças, mulheres e idosos. Por último, acabaram prendendo duas lideranças do Movimento Resistência Camponesa, Jivaldo Lopes e Romualdo Costa, vulgo Brazil. A truculência foi tamanha que assustou até mesmo o ouvidor do Incra.

*com informações da Conlutas

Post author da redação
Publication Date