O presidente reeleito do sindicato, Weller Gonçalves, da Hitachi e seu vice, Valmir Mariano, da GM. Foto Roosevelt Cassio
Ana Cristina, de São José dos Campos (SP)

Referência de sindicalismo combativo e independente de governos e patrões, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região realizou a eleição da nova diretoria, nos últimos dias 25 e 26. Com uma expressiva participação da categoria, a chapa da CSP-Conlutas foi reeleita com 95,44% dos votos.

Apesar de ter sido uma eleição com chapa única, fato inédito na categoria após mais de quatro décadas, os trabalhadores foram em peso às urnas depositar o voto na Chapa 1. Um total de 5.110 trabalhadores foi às urnas, sendo contabilizados 5.061 votos válidos.

De acordo com o estatuto, era preciso alcançar o quórum de 50% dos votos mais um em relação ao número de associados, um desafio no atual momento da pandemia e com muitos trabalhadores em home-office, férias e outros tipos de afastamento.

O trabalhador da Johnson Controls Hitachi, Weller Gonçalves, 34 anos, foi reeleito como presidente do sindicato. Seu vice é Valmir Mariano, atual diretor sindical e trabalhador da General Motors.

Ao todo, a nova diretoria eleita tem 41 trabalhadores, de 19 fábricas, entre atuais diretores com histórico de lutas na categoria, bem como novos ativistas da base. A posse acontecerá no dia 23 de maio.

Mesmo sendo chapa única, consideramos o voto de cada trabalhador como uma importante aprovação à atuação de luta do Sindicato. Por isso, agradeço em nome de toda diretoria pela grande participação dos metalúrgicos na eleição e por confiarem em nosso trabalho”, disse o presidente do sindicato, Weller Gonçalves.

Este ano temos importantes desafios a serem enfrentados, especialmente em defesa dos empregos e direitos e pela vida dos trabalhadores, que estão sendo comprometidos pela pandemia e pelo governo Bolsonaro. Não podemos nos esquecer de que a irresponsabilidade desse governo já provocou mais de 250 mil mortes por covid-19, por isso, com a nova direção eleita, o sindicato vai continuar a campanha por vacinação imediata para toda a população”, afirmou.

O metalúrgico e integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, destacou a expressiva participação dos metalúrgicos no pleito e avalia que a eleição revela a força da organização da categoria.

É um voto que fortalece a entidade e a luta dos trabalhadores, num momento de ataques dos governos e patrões e profunda crise econômica e social. Mais uma vez, os metalúrgicos de São José e região demonstram que querem uma entidade de luta e independente”, avaliou.