Roberto Aguiar, de Salvador (BA)

A indígena maranhense Kunã Yporã, conhecida também como Raquel Tremembé, vai compor a chapa à Presidência da República com a Vera (PSTU) pelo Polo Socialista e Revolucionário.

Na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h, será realizada a live de lançamento da pré-candidatura de Kunã Yporã (Raquel Tremembé), com transmissão pelas redes sociais do PSTU e das demais organizações que integram o Polo Socialista e Revolucionário.

A chapa será composta por duas mulheres, uma operária negra e uma indígena, onde temos o desafio de apresentar um programa socialista contra toda forma de exploração e opressão. Na defesa de uma sociedade que respeite os direitos das populações tradicionais, dos povos indígenas, das comunidades quilombolas, assegurando demarcação, titulação e posse de suas terras e respeitando sua cultura e seu modo de vida”, afirma Kunã Yporã.

A defesa de uma sociedade igualitária, sem explorados e oprimidos, onde os recursos naturais e a riqueza produzida pelo trabalho do povo sejam todos utilizados para garantir vida digna a todas e todos, onde seja assegurada a preservação do meio ambiente. Uma sociedade que acabe com toda a violência contra os setores mais desprotegidos e que assegure a todas e todos não apenas condições materiais para uma vida digna, mas também acesso ao conhecimento, à cultura, ao lazer e a toda liberdade necessária para sua realização plena como seres humanos”, completa.

Vera, pré-candidata à Presidência, fala da importância e do orgulho de compor a chapa com Kunã Yporã (Raquel Tremembé): “É uma chapa 100% feminina, nordestina, revolucionária e socialista, que vai apresentar um programa contra a barbárie capitalista, que destrói o meio ambiente em nome do lucro. Que dizima os povos indígenas, quilombolas e trabalhadores rurais. Essa luta é uma tarefa coletiva, por isso, é com muita animação e orgulho que convido todos para o lançamento da pré-candidatura de Kunã Yporã à Vice-presidência.”

Quem é Kunã Yporã (Raquel Tremembé)?

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) tem 39 anos de idade, é indígena da etnia Tremembé do Estado do Maranhão.

É integrante da Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

Kunã Yporã (Raquel Tremembé) é parte atuante das mobilizações dos povos indígenas contra o governo de Bolsonaro e Mourão, que governam a serviço dos interesses de latifundiários, mineradoras, madeireiras, garimpeiros e grileiros, patrocinando diversos ataques aos povos originários, seja contra seus territórios, suas vidas e também de extermínio cultural.

Agenda

PSTU REALIZA CONVENÇÃO NACIONAL NO PRÓXIMO DIA 31

A chapa Vera e Kunã Yporã (Raquel Tremembé) será oficializada na Convenção Nacional do PSTU, no dia 31 de julho. O evento acontecerá às 14h30, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, localizado na Rua Serra do Japi, 31, no bairro do Tatuapé.

Vera também participará das Convenções Estaduais de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Calendário

Convenções com a presença da Vera

– Minas Gerais: 21/7

– Pernambuco: 23/7

– Rio de Janeiro: 30/7

– São Paulo: 31/7