Aposentados e pensionistas que esperavam receber ao menos o mesmo reajuste do salário mínimo (8,57%) ficaram revoltados com a notícia desta quinta-feira, dando conta de que o governo Lula concederá apenas 3,3% à categoria. O reajuste é válido a partir de 1º de abril, com pagamento em início de maio, para os beneficiários que ganham acima de um salário mínimo.

Para o aposentado Francisco Cabral, diretor da Admap (associação de aposentados de São José dos Campos e região), o reajuste dado pelo governo é vergonhoso. “Esse reajuste de 3,3% está longe de cobrir as despesas que tivemos com o aumento nos planos de saúde e com os gastos próprios das pessoas idosas. É uma tremenda palhaçada”, indignou-se Cabral.

No último dia 21 de março, cerca de 400 aposentados fizeram um protesto nas ruas do Centro de São José dos Campos reivindicando o mesmo reajuste dado ao salário mínimo. “Isso era o mínimo que a gente podia pedir, mas esse governo está mais preocupado com o lucro dos bancos e dos usineiros”, completou.

A queda no poder de compra dos aposentados nos últimos anos é extrema. Desde o Plano Real, a desvinculação entre os reajustes concedidos ao salário mínimo e aos beneficiários do INSS (aprovada no governo Collor) provocou um grande prejuízo aos aposentados. As perdas já chegam a 80%. Os benefícios deveriam ser corrigidos neste percentual para acompanhar o que foi, ano a ano, retirado por conta de reajustes inferiores aos concedidos ao salário mínimo.

A Admap, que é filiada à Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas), deve fazer novos protestos contra a posição do governo e vai continuar reivindicando os 8,57% este ano e o pagamento de todas as perdas.