Exposição fotográfica e panfletagem na Feira Livre do Jd. Colonial | Foto: Sindmetal SJC
Redação

Exposição fotográfica e panfletagem na Feira Livre do Jd. Colonial deram inicio à semana de atividades que marcam os 10 anos da desocupação do Pinheirinho, na cidade de São José dos Campos (SP). A militância do PSTU e ativistas de diversas entidades políticas, sindicais, estudantis e dos movimentos sociais estiveram presente.

“No próximo dia 22, completaram-se 10 anos da trágica desocupação do Pinheirinho em São José dos Campos. Pela crueldade, truculência e violação dos direitos humanos de 1.800 famílias que moravam no local, o caso ganhou repercussão nacional e internacional e provocou enorme indignação diante de tamanha injustiça social e violência. A ação entrou para a história não só de nossa cidade, mas da luta por moradia no país. Por isso, não podemos esquecer a maneira como foram expulsos de suas casas e continuaremos lutando por reparação a essas famílias”, afirma Weller Gonçalves, militante do PSTU e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

Exposição

A exposição fotográfica “10 anos da desocupação do Pinheirinho”, que ontem foi apresentada ao público na Feira Livre do Jd. Colonial, será aberta ao público hoje, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A exposição estará aberta a visitação até sexta-feira, dia 21, das 8h às 17h.

“A seleção de fotos da exposição relembra a dignidade dos ex-moradores do Pinheirinho e a luta incansável que travaram por moradia”, ressalta o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

A exposição acontece até o dia 21, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos | Foto: Sindmetal SJC

Semana de atividades

A semana será marcada por atividades que irão relembrar os 10 anos da desocupação do Pinheiro. Um ato público será realizado no próximo sábado, dia 22. A manifestação está sendo convocada por várias organizações políticas, entidades sindicais e estudantis, e movimentos sociais. Leia aqui a nota do Comitê Organizativo do ato de 10 anos da desocupação do Pinheirinho.

Veja as atividades que irão acontecer durante toda esta semana:

De 17 a 21/1
Exposição fotográfica “10 anos da desocupação do Pinheirinho”
Horário: No dia 17, das 12h às 17h. Entre os dias 18 e 21, das 8h às 17h
Local: Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Rua Maurício Diamante, 65, Centro.

Dia 19/1
Exibição do documentário “Elas continuam lutando”, que conta a história de três ex-moradoras do Pinheirinho, cinco anos depois da desocupação
Horário: 19h
Local: Ocupação Coração Valente, em Jacareí.

Dia 22/1
Ato político de caráter nacional vai reunir ex-moradores do Pinheirinho, movimentos sociais, entidades sindicais e partidos
Horário: 10h
Local: Estrada do Imperador, em frente à antiga ocupação, Campo dos Alemães.

*Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região