Estado de S. Paulo trocou o partido e o número de Zé Maria

O jornal Estado de S. Paulo publicou nesse sábado, 4, um suplemento especial chamado “Guia do Eleitor”, que reuniria informações para ajudar os leitores a votar neste domingo. A lista de candidatos à Presidência apresentada pelo jornal, porém, está adulterada, induzindo o eleitor ao erro. O número que aparece como sendo do candidato do PSTU, Zé Maria é, na verdade, do candidato do PSDC, Eymael. Já o candidato do PSDC aparece como sendo do PSTU, com o número de Zé Maria, 16.
 
Além de enfrentar o boicote sistemático dos grandes meios de comunicação, a candidatura de Zé Maria ainda tem que lidar com esses “erros”. O PSTU está entrando na Justiça contra o jornal, a fim de que esse erro lamentável seja reparado e o suplemento imediatamente recolhido. Mais do que o prejuízo a uma candidatura já escondida pelos jornais e a TV, a informação adulterada trazida pelo suplemento ataca o direito de escolha daqueles eleitores que desejam votar no PSTU, e que acabarão votando em outro candidato se seguirem as informações do jornal. Segundo A Associação Nacional de Jornais, o Estado de S. Paulo conta com uma tiragem de quase 235 mil jornais, em dados de 2013.
 
Longe de ser um raio em céu azul, esse ‘erro’ só coroa a forma absurda com que os grandes jornais cobrem as candidaturas ideológicas e de esquerda como a de Zé Maria. Jornais como o Estado de S. Paulo, ao invisibilizar essas candidaturas, não prejudicam apenas o PSTU, mas, sobretudo a democracia e a população, que fica impedida de conhecer todas as propostas e candidatos nessas eleições.
 
Zé Maria Presidente é 16! Compartilhe essa nota a amigos, colegas e familiares. Se você conhece alguém que costuma ler ou assinar este jornal, ligue para ele e o alerte deste erro.