Luciana Genro, deputada federal, participa do ato contra as demissões
O Corneta

Quando fechávamos essa matéria já fazia 22 dias que o metalúrgico e dirigente sindical Rogério Romancini (maquinista) e o também diretor Luiz Carlos da Silva , o Biro-Biro, se mantinham acampados na portaria da Volkswagen, no ABC, em protesto contra suas demissões.

No terceiro ato realizado, compareceram os deputados federais Ivan Valente e Luciana Genro (PSOL), além de várias entidades sindicais, entre elas, diretores do sindicato dos servidores públicos de Maringá (PR), dirigentes do Sindsef-SP (Sindicatos dos servidores federias de São Paulo), Apeoesp e entidade estudantis.

O ato, como de costume, foi realizado na saída do turno da manhã, sendo dirigido pelo membro da oposição da comissão de fábrica, Francisco de Souza (Tico). Ele lembrou que a empresa bate recorde de produção e, mesmo assim, continua demitindo: “hoje mesmo a empresa demitiu trabalhadores através do PDI (plano de demissão indicada) e isso é um absurdo”.

Logo em seguida, a deputada Luciana Genro falou aos trabalhadores, que compareceram em grande número. “Venho do Rio Grande do Sul para protestar contra as demissões”. No seu discurso, fez duras críticas à direção do sindicato por não comparecerem ao ato. Além disso, falou contra as reformas sindical e trabalhista que o governo quer fazer. Lembrou da necessidade da luta contra a reforma da Previdência e sobre o fator previdenciário que foi feito por FHC e mantido por Lula.

Além disso, a deputada disse que a melhor forma de lutar contra a Emenda 3 é lutar contra as demissões.

Já o deputado Ivan Valente fez um discurso contra a Volkswagen e disse que, no ano passado, obrigou a direção da Volks a prestar esclarecimentos sobre as demissões no congresso e lamentou na ocasião a não-participação da direção do sindicato. A presença dos deputados mostra que a campanha feita pela oposição vem ganhando força.

A grande ausência, mais uma vez, foi da direção do sindicato que, em reunião com membros da oposição, disse que iria se incorporar à campanha, mas até agora nada fez. Por mais absurdo que pareça, até agora nenhuma linha no jornal do sindicato foi dedicada às demissões.

Campanha internacional
A campanha internacional segue se ampliando. Em maio, acontecerá uma reunião em Stuttgart na Alemanha do setor automotivo com dirigentes sindicais de vários países da Europa e América. Na pauta serão debatidas as demissões dos diretores do ABC. Eles participarão desta reunião a convite dos trabalhadores da Volks de Hanover, no mesmo país.

O mesmo acontece com a campanha no Brasil. Os e-mails têm se multiplicado e chegam de várias regiões.