Conselho de Representantes Sindicais dos Correios do Rio aprovou moção de repúdio a Obama e exigiu a libertação dos presos políticosO Sintect-RJ realizou, no dia 19, o encontro dos representantes sindicais, que reuniu dezenas de trabalhadores. Na pauta, as diversas lutas da categoria para o ano de 2011: jornada de seis horas para os atendentes comerciais, PLR, concurso público, PCCS e campanha salarial.

A reunião ocorreu no momento de visita do presidente dos EUA, Barack Obama. O Conselho de Representantes aprovou uma moção de repúdio pela vinda de Obama ao país e pediu a liberdade imediata de um trabalhador dos Correios que foi preso por conta de uma manifestação contra os EUA.

Trabalhadores de diversas unidades e municípios participaram da reunião. A campanha pela jornada de seis horas para os atendentes comerciais foi o primeiro tema em debate, junto com o repúdio da visita de Obama.

A campanha pela realização do concurso público também esteve na pauta. O último Consin aprovou um calendário de luta, que também será implementado no Rio de Janeiro. No estado, os ecetistas também aprovaram a criação de uma pauta específica para ser apresentada à Delegacia Regional RJ, listando os principais problemas, como a falta de condições de trabalho adequadas.

A reunião dos Representantes Sindicais teve o importante papel de preparar os ecetistas para as próximas batalhas, quando a categoria será chamada para se mobilizar por novas conquistas.

LEIA A MOÇÃO APROVADA:

MOÇÃO DE REPÚDIO
Os movimentos sociais do Brasil decidiram manifestar-se publicamente sobre a visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao Rio de Janeiro. Entendemos que os EUA vêm mantendo todo o arsenal imperialista a serviço da recolonização dos povos, reativando inclusive a IV Frota de sua marinha de guerra.

Na passeata conjunta dos movimentos sociais realizado na última sexta-feira dia 18/03/2011, fomos surpreendidos com a ostensiva presença do aparato policial e da tropa de choque impedindo, sob alegações burocráticas, a livre manifestação dos movimentos sociais pela Avenida Rio Branco, onde sequer foi permitido ligar o caminhão de som.

Os militantes que, cientes da liberdade de manifestação, decidiram seguir pela Avenida Rio Branco até o Consulado dos EUA, foram presos após um incidente onde não houve envolvimento dos mesmos, onde a polícia, com truculência, os levou para a delegacia em seguida os encarcerou no presídio de Bangu. Um trabalhador ecetista também foi preso na manifestação.

O SINTECT/RJ manifesta-se com repúdio a toda e qualquer forma de atentado à liberdade de expressão e ao mesmo tempo exige a libertação dos militantes que, por sua luta em defesa da soberania brasileira, manifestaram pacificamente seu descontentamento.

Fora Obama!!!
Liberdade para os militantes presos!!!
Em defesa da Soberania Brasileira!!!