Foto: Divulgação
PSTU-BA

O Sul da Bahia está sendo atingido por fortes chuvas. Um fato que se repete todos os anos nesse período, o governo estadual e as prefeituras nada fazem para mudar essa realidade. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) já são 117 cidades afetadas pelas chuvas, 260 mil pessoas impactadas. São 3.252 desabrigados e 19.465 desalojados.

Entre as comunidades afetadas está o Quilombo Morro do Miriqui, única comunidade quilombola certificada de Ilhéus, no Sul da Bahia. Os moradores sofreram grandes danos materiais. Eles tiveram casas, plantações e áreas do seu território invadidos pelas águas do Rio Cachoeira.

As 250 famílias quilombolas que vivem no território ancestral, perderam seus pertences, roupas, alimentações da dispensa coletiva, equipamentos da escolinha/creche quilombola, equipamentos da sala de áudio e vídeo do cineminha infanto-juvenil, além de móveis e eletrodomésticos.

A comunidade quilombola sofre com a falta de água potável para usos diversos, como fazer comida, hidratação das crianças, mulheres e idosos, inclusive banho e higiene pessoal.

Campanha solidária

Uma campanha solidária está sendo realizada para ajudar os moradores do Quilombo Morro do Miriqui. Junto isso, cobranças estão sendo feitas aos poderes públicos.

Contribua com qualquer valor através do pix: [email protected]