CSP Conlutas

Central Sindical e Popular

A primeira mobilização de trabalhadores por direitos sob o novo governo Lula já tem data marcada. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os entregadores de aplicativos vão realizar um novo “breque”, como ficou conhecida a greve da categoria, no dia 25 de janeiro.

Segundo a matéria desta terça-feira (3), a mobilização deverá ocorrer em grandes centros comerciais, postos de coleta e escritórios dos aplicativos, como o IFood. O chamado para a luta foi realizado pela AEA (Aliança dos Entregadores de Aplicativos).

O lema do ato será “Parem de nos matar”, em referência aos riscos enfrentados pelos motociclistas que precisam correr contra o tempo para dar conta de um número elevado de entregas em expedientes que superam doze horas seguidas.

A AEA emitiu uma carta ao Governo Federal, centrais sindicais e empresas de entregas por aplicativos explicando sua pauta de reivindicações. Entre os itens estão o reajuste da taxa de entrega, fim da entrega dupla e tripla e apólice de seguro.

Exigimos nossa participação ativamente de (sic) todos os projetos e discussões relativas ao nosso ofício e queremos melhores condições de trabalho, bem como o respeito e a valorização dos profissionais que exercem esta atividade essencial para toda sociedade”, diz trecho do documento dos entregadores.

Com lideranças em Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Rio de janeiro (RJ) e São Paulo (SP),  o movimento afirma que ao menos 13 mil entregadores de todos os estados brasileiros já participam dos grupos de WhatsApp que foram criados para organizar o dia de luta.

Todo apoio!

A CSP-Conlutas manifesta total solidariedade a luta dos entregadores por melhores condições de trabalho e segurança. Em um país em que as relações empregatícias estão cada vez mais precarizadas, é necessário cercar de solidariedade todos aqueles que se levantam por direitos.