Houve também distribuição de pizza à população de São José dos CamposCom vassouras, baldes com água e sabão, faixas e cartazes, manifestantes lavaram a calçada do escritório político da deputada Angela Guadagnin (PT/SP), em São José dos Campos, nesta quinta-feira, no horário de almoço.

O ato foi um repúdio à deputada, que está na linha de frente do governo Lula para impedir a cassação de Zé Dirceu.

Na manifestação também foram usados personagens representando os principais envolvidos nos escândalos. Eles aproveitaram o ato para distribuir pedaços de pizza à população, que aprovaram o bem-humorado protesto. “Ô, Angela, que papelão: defendeu o chefe do Mensalão”, gritavam os ativistas.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e coordenador nacional da Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, a manifestação foi uma forma de demonstrar que a população está indignada com a postura da deputada de impedir que se investigue as denúncias de Mensalão na Câmara.

“Enquanto o Brasil está condenando a corrupção e exigindo que se investigue a fundo às denúncias, a deputada está na contramão, fazendo o papel sujo a serviço do governo Lula. Mas queremos deixar claro também que somos contra o acordão que está sendo costurado no Congresso, pois mesmo o PSDB, que se diz oposição, não quer uma apuração rigorosa, pois também está envolvido em diversas falcatruas”, ressaltou Mancha.

A deputada, que já foi prefeita de São José (1993 a 1996), foi a única a votar a favor de Zé Dirceu, no Conselho de Ética na Câmara. Angela ainda usou todos os recursos para protelar a votação da pedido de cassação.

“Além desse ato, estamos realizando atividades em todo país e exigindo a prisão e confisco dos bens de todos os corruptos e corruptores envolvidos nos escândalos”, informou um dos coordenadores regionais da Conlutas, Joaquim Aristeu da Silva.

Participaram da coordenação do ato, a CONLUTAS, sindicatos dos Metalúrgicos, Alimentação, Químicos, sem-teto, Apeoesp/SJC, PSTU e P-SOL.