Vera, pré-candidata à presidência do Brasil, participou do lançamentos das pré-candidaturas do PSTU no RN

Em seu último giro pelo Nordeste, antes das convenções eleitorais, a pré-candidata à Presidência do Brasil pelo PSTU e pelo Polo Socialista e Revolucionário participou do lançamento de pré-candidaturas no Rio Grande do Norte e na Paraíba. No último dia 7 de julho, Vera acompanhou o lançamento das pré-candidaturas da assistente social Rosália Fernandes ao Governo do Rio Grande do Norte e do professor Dário Barbosa ao Senado.

O evento realizado no Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol) confirmou também o nome da professora Socorro Ribeiro como pré-candidata a vice-governadora. Foram anunciadas ainda as pré-candidaturas das professoras Ana Célia e Luciana Lima aos Legislativos Federal e Estadual, respectivamente.

A atividade iniciou com uma declamação de poemas dos militantes do PSTU Nando Poeta e Tiago Silva, e do ativista cultural Porangueté. Foram exibidas também fotos das pré-candidaturas durante atividades de militância.

As pessoas não têm teto, não têm comida; é um verdadeiro massacre o que a população do RN vive”, destacou Rosália, que também criticou a gestão de Fátima Bezerra (PT), sobretudo na saúde. “Nós vivemos uma política de desmonte da saúde pública do RN, que se aprofundou durante o governo Fátima, com o fechamento do Hospital de Canguaretama, do Ruy Pereira, com a redução de serviços do Hospital de São José de Mipibu, obras infindáveis que não são concluídas, o avanço da terceirização e dos contratos temporários”, ressaltou.

Paraíba

Já na manhã do dia 8 de julho, Vera seguiu para a Paraíba. Lá, ela participou de atividades da pré-campanha na capital João Pessoa e em Campina Grande, cidade localizada no Agreste Paraibano.

Em João Pessoa, Vera participou do lançamento das pré-candidaturas do rodoviário e líder sindical Antônio Nascimento ao Governo, bem como da docente aposentada e ativista dos movimentos sociais Alice Maciel a sua vice. O evento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect-PB) e contou com a presença de militantes, apoiadores e ativistas de diversas categorias, com destaque para rodoviários, trabalhadores dos Correios, professores e estudantes.

Ainda na capital paraibana, Vera visitou a Ocupação do Aratu, no bairro de Mangabeira Vlll, onde conversou com as mulheres do Clube de Mães de Janaína.

No dia 9, acompanhada da militância do PSTU, Vera viajou para Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba. Lá, ela participou de uma visita à porta da fábrica Alpargatas, em seguida, à comunidade Luiz Gomes, no bairro Jardim Paulistano, acompanhada do líder comunitário Edvan. As atividades foram encerradas com uma panfletagem no Parque do Povo, espaço de lazer e cultura, onde acontece o grande festejo junino da cidade.

BAHIA

Vera visita Quilombo Quingoma e reuniu-se com apoiadores em Alagoinhas

Depois de passar pelo Rio Grande do Norte e Paraíba, Vera encerrou o giro pelo Nordeste na Bahia. Nos últimos dias 11 e 12, Vera participou de atividades em Salvador, Lauro de Freitas e Alagoinhas.

A passagem de Vera pela Bahia foi destaque na imprensa. Em Salvador, no dia 11 pela manhã, ela concedeu entrevistas exclusivas à rádio Mix Salvador FM e aos portais Bahia Notícias e BNews. À tarde, em Lauro de Freitas, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador, Vera visitou o Quilombo Quingoma e conversou com Dona Ana e Rejane Rodrigues, lideranças quilombolas.

Foi muito emocionante visitar o Quilombo Quingoma, ver e sentir a resistência de uma comunidade negra que se mantém em luta desde o século XVI, e que hoje se enfrenta com os governos estadual e municipal do PT, que atacam o território quilombola para favorecer empreiteiros e empresários do setor imobiliário. O PSTU está ao lado dos quilombolas na luta em defesa do território de Quingoma”, destacou Vera.

Vera com apoiadores na sede do SINTRAF, em Alagoinhas, cidade localizada no Nordeste Baiano

Nordeste Baiano

No dia 12, Vera viajou a Alagoinhas, cidade localizada no Nordeste Baiano a 125km de Salvador. Foi nessa cidade que o PSTU nasceu na Bahia, junto às lutas dos petroleiros, da juventude e do movimento negro.

Em Alagoinhas, Vera fez um circuito de entrevistas às rádios, pela manhã. Concedeu entrevistas à 93 FM, Digital FM, Boa FM e Ouro Negro FM. No final, ela participou de uma reunião com a militância do PSTU e apoiadores da campanha. O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf).

A reunião contou com a participação de sindicalistas, ativistas dos movimentos populares, militantes do PSOL, professores, estudantes e petroleiros, que foram debater uma alternativa socialista e revolucionária, mesmo com a forte chuva que caiu na cidade durante todo o dia.

Foi uma reunião muito boa, de uma rica discussão política, com trabalhadores e jovens que estão dispostos a construir uma alternativa socialista e revolucionária em nosso país, frente à crise social, política e econômica que atravessa nosso país”, finalizou Vera.