“Vivemos grandes transformações em nosso país e no mundo, principalmente nas últimas duas décadas e meia. Foi um tempo de muitas lutas, avanços e recuos, vitórias e derrotas, em que tivemos a oportunidade de colocar para o povo como um todo, muitas das referências socialistas. Enfrentamos a onda neoliberal com sua propaganda anticomunista muito mais elaborada, sutil e alavancada por uma aparente derrocada do socialismo em função do fim da URSS, da queda do muro de Berlim e de uma brutal ofensiva do capital em todo o mundo.
Esta conjuntura levou a que uma importante parcela dos dirigentes e militantes de nosso campo capitulassem diante do capital. De um lado os movidos por um sentimento de impotência e desilusão, de outro, os movidos por seus próprios interesses e que se encantaram com as facilidades da burocracia partidária e sindical.
A esmagadora maioria dos militantes e dirigentes socialistas brasileiros nunca se referenciaram nas experiências do chamado “socialismo real“, muito pelo contrário, combatiam pela esquerda aquelas experiências e de há muito afirmavam o que efetivamente acabou acontecendo com todas elas.
Agora, estamos credenciados pelas nossas lutas, pelos nossos avanços, pela nossa coerência histórica, a lançar um GRANDE CHAMAMENTO A TODOS OS SOCIALISTAS que se encontram em partidos como o PT (em diversas correntes), o PCdoB, o PSB, o PSTU, o PCB, os que estão se desfiliando do PT, os independentes, os que se encontram em movimentos como o MST, a Consulta Popular, combatendo o racismo, a discriminação sexual, a destruição ambiental, no sentido de nos encontrar e discutir sobre uma ALTERNATIVA PARTIDÁRIA que unifique nossas lutas e nossos sonhos.
Para tanto, estamos convidando a todos para o PRIMEIRO ENCONTRO ESTADUAL em que discutiremos esta alternativa.
Um encontro dos lutadores em defesa da vida e da superação do capitalismo, dos que querem a unidade sobre um programa SOCIALISTA e não apenas para disputar espaços institucionais e levar ilusões aos trabalhadores, dos que não tiveram seus sonhos esmagados pelos escombros do vergonhoso Muro de Berlim, dos que não capitularam diante da propaganda anticomunista, dos que não se renderam ao fato consumado da globalização, dos que se mantêm ideologicamente firmes diante de acenos oportunistas de migalhas do poder do capital.
Por um partido SOCIALISTA no Brasil! Divulgue, debata, compareça!“

Primeiras Adesões

Ana Aquini – professora, ex-presidente do Sinte
André R. dos Santos – sindicalista Sintraturb, militante do PT
Cyntia de Oliveira e Silva – ex-filiada ao PT
Cristiano Moreira Filho – sindicalista Sintraturb
Domingos — ex-filiado do PT, militante do MOP
Fábio Ricardo da Silva – ex-sindicalista, ex-filiado do PT, militante do MNU Florianópolis
Fernando Pontes – professor da UFSC
Gilmar S. dos Santos – Sindicalista Sintae, militante do PSTU
Hugo Petia – militante do PSTU
Joaninha de Oliveira – suplente de vereador do PSTU Florianópolis
João Batista Nunes – ex-sindicalista, filiado do PT
Julcemar Guilardi – sindicalista Sintraturb, militante do PT
Lázaro Bregue Daniel – suplente de vereador do PT Florianópolis
Luiz Fernando da Silva – sindicalista Sintraturb, filiado no PT
Paulo R. Vieira – militante do PT
Ricardo Freitas – suplente de vereador do PT Florianópolis
Valdir Catarino Pessoto – filiado ao PT
Verônica Loss – ex-filiada do PT
Viviane Remor – sindicalista do Sinergia, militante do PSTU
Post author
Publication Date