Eles lutam contra a Medida Provisória que cria os Correios S/A. Veja abaixo a nota de frente de sindicatos.O Senado Federal votará a Medida Provisória (MP 532/2011) do Governo Dilma que privatiza os Correios. Essa MP que foi aprovada pela ampla maioria dos deputados federais transformará os Correios em S/A (Sociedade Anônima), com o agravante de dar permissão a direção dos Correios para adquirir o controle acionário de outras empresas ou participar de seu capital, bem como para dar permissão de constituição de subsidiárias nos Correios.

Tudo isso está a serviço dos objetivos do Governo diante da crise da economia capitalista, onde estão sendo atacados os direitos do trabalhadores no mundo inteiro. Já são vistos os ataques à aposentadoria e direitos trabalhistas, com privatizações, ou seja, tudo para tentar salvar os bancos e grandes empresas às custas da exploração da classe trabalhadora. Esse é o caminho que o governo Dilma aponta também para os trabalhadores dos Correios.

Se essa MP for implantada, em um curto prazo levará ao aumento do valor dos serviços postais e ao prejuízo da população mais pobre nos locais mais distantes, onde os serviços são considerados onerosos. Os trabalhadores serão afetados com ameaça da perda do emprego, diante da ampliação da terceirização de serviços e do aumento da super-exploração, levando ao empobrecimento maior dos trabalhadores e perda da qualidade do serviço postal.

O fato mais lamentável é que a então candidata Dilma, para ser eleita, falou mal do PSDB por privatizar as estatais. Mas, o que o PSDB e DEM não conseguiram fazer no governo FHC, o governo Dilma está fazendo agora, com apoio do PT e PCdoB que diziam apoiar os trabalhadores, quando antes na oposição diziam que eram contra a privatização. Eles falam em “modernização”, em “fortalecimento dos Correios”, em “ofertas de mais serviços”…. Nada mais falso! A ECT poderia e deveria ter mais contratos de serviços e mais contratação de funcionários, devido as novas tecnologias. Pois, mesmo hoje, sendo 100% estatal, muitos destes serviços já vêm sendo implantados, tais como os serviços de entregas das encomendas compradas pela Internet, a Logística Integrada, etc..

Portanto, nada disso que está sendo feito com a MP 532 justifica entregar o patrimônio público da ECT ao capital privado nacional ou internacional, que só visam o lucro e o fim de políticas sociais das empresas públicas, como estão fazendo com a Petrobras e Infraero.

Nesse 31 de agosto, provável dia da votação da MP 532 no Senado Federal, está marcado como umDia Nacional de Luta em Defesa dos Correios, onde vimos publicamente denunciar os deputados federais traidores do povo e dos trabalhadores dos Correios, que votaram a favor dessa MP da Privatização, bem como para exigir dos senhores senadores para que não votem a favor dessa MP que entrega o patrimônio público ao grande capital.

Por último, lamentamos que a ampla maioria da direção da FENTECT (CUT e CTB), não tenha buscado o caminho da luta direta dos trabalhadores para – junto com a população brasileira – barrar mais essa entrega do patrimonio público. Lamentamos que tenham se negando a organizar uma greve nacional da categoria.

Ao contrário, a política da direção majoritária FENTECT foi apoiar por tabela a MP 532, em troca de alguns cargos comissionados para seus membros no governo e na empresa. O teatro que fizeram foi no questionamento de alguns pontos da MP, enquanto impediam qualquer possibilidade de mobilização da categoria contra o seu governo. Sua política pelega tem uma explicação: seu atrelamento as benesses materiais do governo.

Nós, da Frente Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FNTC) chamamos os trabalhadores e trabalhadoreas ecetistas, para que neste dia 31 de agosto, façamos protestos com paralisações, atos e mobilizações políticas, para dizermos bem alto aos senadores, senadoras e à população que não concordamos com essa entrega vergonhosa de mais esse patrimônio do povo brasileiro.

Em defesa dos Correios público, 100% estatal e de qualidade nos serviços prestados à população brasileira