Toninho sobe nas pesquisas
Reprodução

Pesquisa Ibope divulgada no último dia 30 em São José dos Campos mostra o candidato a prefeito pela Frente de Esquerda (PSTU-PSOL), Toninho Ferreira, com 5% das intenções de votos. A pesquisa foi encomendada pela Rede Vanguarda, filial da rede Globo na região.

Foram entrevistados 602 eleitores entre os dias 27 a 29 de setembro. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somam 4%. Indecisos, 9%. A pesquisa é a última do primeiro turno e aponta um crescimento da candidatura do PSTU de 2% com relação à pesquisa divulgada no dia 11 de setembro.

Na pesquisa realizada pela Brasmarket a pedido do jornal Valeparaibano, divulgada no último dia 28, Toninho aparecia com 4,2% das intenções de voto, atingindo 4,9% dos votos válidos.

Voto útil é o voto socialista
Em São José dos Campos (SP), três candidatos disputam a prefeitura, mas apenas dois projetos se enfrentam. O atual prefeito, Eduardo Cury (PSDB) e o deputado Carlinhos de Almeida (PT) representam a mesma política para a cidade. Já a candidatura da Frente de Esquerda expressa um programa para a classe trabalhadora, baseada na luta contra a privatização, a terceirizção e em defesa dos salários.

Na reta final de campanha, a candidatura de Toninho combate a tese do “voto útil”, ou seja, a lógica do voto no “menos pior” entre os candidatos com mais intenção de voto. “PT e PSDB representam a mesma política, votar em um deles é legitimar mais tarde os ataques que farão aos trabalhadores. Votar no PSTU é fortalecer um programa dos trabalhadores”, explica Toninho.

Na próxima quinta-feira, dia 2 de outubro, Toninho participa do debate entre os candidatos à prefeitura realizado pela filial da rede Globo. No último debate em que participou, na Band, Toninho foi apontado como o vencedor pelo fórum de leitores do principal jornal local.