Redação

A greve dos metroviários de São Paulo continua. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) mente à população, não libera a catraca gratuitamente, conforme acordado com o Sindicato da categoria. Pela manhã, o governado estadual enviou uma carta formal ao Sindicato onde afirmava que iria liberar as catracas à população: “considerando deliberação da categoria, a Companhia informa que liberará as catracas”, dizia o texto do carta.

A proposta de liberar as catracas para atender a população foi uma proposta apresentada pelo Sindicato. Mas enquanto acordava essa proposta com o Sindicato e população, pois foi uma informação amplamente divulgada pela imprensa, o governador recorria ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para impedir a gratuidade.

Inclusive, às 9h24, Tarcísio de Freitas publicou em seu Twitter oficial: “o metrô comunicou ao sindicato dos metroviários a liberação do funcionamento do sistema nesta quinta-feira com liberação total das entradas”.

Diante disso, os metroviários assumiram de imediato os seus postos de trabalho, prontos para retomar o transporte com a entrada gratuita. O Metrô, em nenhum momento, autorizou a retomada do funcionamento.

Às 10h18, foi publicada a decisão do TRT que proibiu a liberação das catracas. Ficou então nítido que o governador de São Paulo mentiu. Enquanto afirmava à população e aos metroviários que liberaria as catracas, recorreu à Justiça para impedir que a população pudesse usar o metrô. A justiça não tomou a decisão sozinha. O Tribunal apenas atendeu a um pedido formal do governador. Ficou nítida a má fé e o desrespeito.

O bolsonarista Tarcísio de Freitas “não se importa com a população e está nos impedindo de garantir o funcionamento do metrô. Seguimos nosso movimento grevista até que o governador negocie nossos direitos”, afirma nota do Sindicato.

“Mantemos nossa disposição de operar o metrô com catracas liberadas caso o governo honestamente aceite essa proposta e autorize o metrô a funcionar”, reafirma o Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Assembleia geral

Após governo Tarcísio não liberar catracas, os metroviários realizaram assembleia e 81% dos trabalhadores presente votam pela continuidade da greve.

Às 17h terá início uma audiência de conciliação entre Sindicato e representantes do Metrô. O Sindicato cobra que o Metrô apresente uma proposta nas pautas do pagamento do abono. Estão sem receber a PL (Participação nos Lucros) desde 2020. Também reivindicam contratações e a readmissão dos trabalhadores demitidos injustamente no último período de mobilização.

O Sindicato espera por uma proposta que atenda às demandas categoria. O que for apresentado será levado a assembleia de hoje, que será realizada às 18h30 (presencial e virtual) na sede dos Metroviários no Tatuapé. A depender da proposta, podem votar mais uma vez pela continuidade da greve na sexta-feira.

Solidariedade

Muito importante as organizações políticas, sindicais, estudantis e populares emitirem solidariedade à greve dos metroviários.

Temos que exigir do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a liberação das catracas à população, já! Chega de mentiras e enganação.

Negociação e atendimento da pauta da categoria!

Somos todos metroviários!