Servidores bloqueiam entrada de ministério

Mobilização arranca reunião com ministraEm greve, os servidores públicos federais e os estudantes bloquearam desde a manhã de hoje a entrada do Ministério do Planejamento. A decisão foi tomada ontem à noite no Comando Nacional de Greve após a Marcha a Brasília que contou com mais de 10 mil trabalhadores e já havia interditado a entrada do Ministério.

De acordo com o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Paulo Barela, da Oposição da Assibge, a iniciativa foi para cobrar uma reunião da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que vem ignorando as reivindicações dos servidores. “Queremos pressionar o governo federal para que receba os servidores públicos federais em greve e atenda as nossas reivindicações”, disse o dirigente.

A mobilização obteve êxito. Uma reunião foi marcada para hoje ainda com uma comissão do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais.

Os servidores estão denunciando que o gasto com o pagamento da dívida pública (agiotas e especuladores do mercado financeiro) pode chegar à 47% do PIB, enquanto que o reajuste proposto pelos servidores (22,08%) não atinge nem o percentual de 3% do PIB (Produto Interno Bruto). Por isso, vão exigir o atendimento de suas reivindicações.