No dia 26 de abril, foi realizado o I Seminário de Programa da Frente de Esquerda. A atividade deu a largada na campanha da Frente para a disputa da prefeitura do Rio de Janeiro.

O Seminário foi promovido conjuntamente pelo PSTU e pelo PSOL, e contou com a presença de mais de 150 ativistas e militantes dos partidos. O PCB fez uma saudação, embora ainda não tenha definido sua posição para estas eleições.

O Seminário de Programa do Rio é um exemplo de como é possível construir a nossa campanha eleitoral de forma democrática e buscando incorporar os ativistas dos movimentos sociais e a intelectualidade de esquerda na definição do programa e dos rumos da campanha da Frente. O PSTU considera que atividades como esta deveriam ser reproduzidas nas principais cidades do país.

Cyro Garcia, presidente estadual do PSTU e pré-candidato do partido à Câmara de Vereadores, destacou em sua intervenção a vitória da construção da Frente de Esquerda no Rio e criticou a direção nacional do PSOL pela aliança deste partido com o PV em Porto Alegre. O PSTU e o PCB são contrários à aliança com o PV.

Na mesa “Diagnóstico sobre a Cidade”, André Bucarescky, um dos coordenadores do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro e militante do PSTU, lembrou que só será possível uma prefeitura que atenda as reivindicações dos trabalhadores e do povo pobre se for apoiada nas mobilizações de nossa classe, questionando a institucionalidade burguesa e não pagando a dívida do Rio com a União, que equivale hoje a 70% da capacidade de investimentos da prefeitura.

Do plenário, o companheiro Elias José, do GT de Negros e Negras da Conlutas, defendeu a necessidade de a campanha da Frente de Esquerda incorporar a luta contra a descriminação racial e contra a violência policial, que atinge principalmente as comunidades carentes.

O Seminário foi encerrado com as intervenções de Vera Nepomuceno – Coordenadora Geral do SEPE/RJ e militante do PSTU, escolhida como pré-candidata à vice-Prefeitura – e de Chico Alencar – deputado federal do PSOL e pré-candidato à prefeitura pela Frente de Esquerda.

Vera destacou em sua fala a necessidade de incorporar à campanha a luta em defesa dos direitos da mulher trabalhadora e que haja um posicionamento firme pela legalização do aborto.

Ressaltou também que, somente rompendo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma prefeitura realmente dos trabalhadores garantirá as verbas necessárias para as áreas sociais, em especial para a educação e a saúde públicas, evitando o verdadeiro caos em que se encontram os serviços públicos em nossa cidade, evidenciado, principalmente, pela maior epidemia de dengue da história.
Post author
Publication Date