No dia 18 de dezembro, segunda-feira, haverá em São Paulo um ato de entrega do abaixo-assinado em solidariedade às lutas do povo de Oaxaca e pela liberdade dos dirigentes e membros da APPO (Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca) presos recentemente. O protesto será às 15h, no Consulado mexicano, que fica na rua Holanda, 274, Jardim Europa.

O dirigente da APPO Flavio Sosa, seu irmão Horacio, Ignacio García, e Marcelino Coache foram detidos na Cidade do México por policiais federais. A captura foi uma verdadeira armadilha do governo do presidente recém-empossado Felipe Calderón: os detidos se encontravam na cidade, representando a APPO, para dialogar com funcionários da Secretaria de governo, em um encontro previamente acordado.

Felipe Calderón assumiu como um presidente marcado por denúncias de fraude nas eleições nas quais foi declarado “vitorioso”. Contudo, ele sequer pôde realizar a tradicional cerimônia de posse no Congresso Nacional porque deputados oficialistas e opositores trocaram socos entre si. Quer dizer, mal iniciou seu mandato e seu governo já nasce extremamente debilitado. Para mostrar que não está débil, sua primeira ação foi aprofundar a repressão sobre o povo de Oaxaca e a APPO.

É preciso fazer uma grande campanha para deter a repressão em Oaxaca, conseguir a liberdade dos dirigentes e integrantes da APPO que foram presos e defender a existência legal desta organização popular. O ato de segunda-feira é parte desta campanha.