A Assembléia Geral da SBPC, realizada no dia 16/7/03, aprovou por unanimidade uma moção contra o PEC 40/03 em função dos prejuízos que a mesma, se aprovada, causará ao ensino e a pesquisa.

Segundo o ANDES-SN, a aprovação da moção representa um dos importantes resultados do trabalho realizado pela Secretaria Regional Nordeste II do ANDES-SN em conjunto com as Seções Sindicais durante a 55ª Reunião Anual da SBPC.

VEJA MOÇÃO APROVADA NA ASSEMBLÉIA ANUAL DA SBPC CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, NO DIA 16 DE JULHO, NO CENTRO DE FILOSOFIA DA UFPE

Os sócios da SBPC reunidos em Assembléia anual vêm manifestar a sua posição com relação à proposta de Reforma da Previdência (PEC40) apresentada pelo atual governo.

A atual proposta apresentada, não só retira direitos dos Servidores Públicos Municipais, Estaduais e Federais, como aprofunda a crise do sistema público brasileiro. No âmbito das Universidades e Institutos de Pesquisa, já provoca uma onda de aposentadorias que certamente trará perdas irreparáveis ao sistema educacional e à produção científica e tecnológica.

Acreditamos que este é um momento em que a Sociedade Brasileira espera por uma reforma que seja pública, justa e solidária para todos e que não traga prejuízos aos trabalhadores.

Para isso é necessário que haja uma ampla discussão entre o governo, congresso e sociedade civil organizada, sem açodamentos e comprometimentos ao processo de construção do sistema público e do Estado brasileiros.

Esta moção que foi aprovada na Assembléia Geral da SBPC foi apresentada pelos os seguintes sócios:

Carolina Bori – ex-Presidente e Presidente de honra da SBPC
Warwick Kerr – ex-Presidente e Presidente de honra da SBPC
Maria Célia Pires Costa – Diretoria da SBPC
Lúcio Flávio S. Moreira – Conselheiro da SBPC
Soraya Smaili – Secretária Regional SBPC-SP
Willame Carvalho – Secretário Regional SBPC-PI
Ione M. F. Oliveira – Secretária Regional SBPC-MG
Maria Isabel Lopes – Secretária Regional SBPC-PR
Helgio Trindade – Professor e ex-Reitor UFRGS
Francisco de Oliveira – Professor USP
José Domingues Godoi – Professor e Vice-Presidente do ANDES-SN