Rebeldia - Juventude da Revolução Socialista

Guilherme Zé do Rebeldia-RN

Mais cedo assistindo ao noticiário, vi um pouco dessa reportagem, confesso que não consegui assistir tudo, logo me deu um mal-estar. Mas a pergunta é pertinente: quanto vale nossa vida ?

Na imagem (o vídeo é forte), o segurança do Hipermercado Extra no RJ sufoca um jovem negro no chão do estabelecimento. O tratamento foi tão brutal que quase não dá pra ver o jovem embaixo do segurança nessa imagem. Ele passou certa de 2 minutos sufocando o jovem alegando que sabia o que estava fazendo. Com menos de um minuto, o pessoal já alertava que o rapaz estava desacordado e ficando roxo. Nesse momento, amarraram as pernas dele uma na outra. O segurança foi detido e logo após pagar fiança foi liberado.

O que vale? Lembram do caso do Habib’s onde uma criança também foi assassinada pelo segurança do estabelecimento sem nenhum motivo ? Isso não acontece de hoje. Somos mortos como se nossas vidas não importassem. O governo do PT não fez nada para criminalizar o racismo e reduzir a violência contra os negros. Pelo contrário. Durante o seu governo houve um crescimento de jovens negros assassinados.

2019 já começou pesado. Essa é só mais uma tragédia anunciada pelo capitalismo onde ninguém fez nada para evitar. Será que nossas vidas importam ? Será que somos seres humanos descartáveis ? Uma criança de 10 anos ser assassinado pela polícia com um tiro de fuzil. Marcus Vinicius ainda estava com sua mochila nas costas quando a polícia atirou nele. Hoje sua camisa da escola, manchada de sangue, virou imagem de dor e revolta.

Até quando seremos tratados assim? Não podemos permitir que o racismo avance e continue matando nossos irmãos, seja onde for. Nossas vidas importam! Não pedimos para vim pra cá, nossos ancestrais foram sequestrados e escravizados nessa terra. Porém tudo aqui é nosso, tem sangue negro na construção do capitalismo. Todos os espaços são nossos: as ruas, os shoppings, os teatros, os mercados, os espaços políticos.

Continuaremos nas lutas contra o capitalismo. Ele irá cair para que nossos irmãos não tenha mais nenhuma gota de sangue no chão.