Redação
Neste 21 de agosto se cumprem 81 anos do assassinato no México do revolucionário russo Leon Trotsky por Ramon Mercader, um agente de Stálin.
Nesta semana, o PSTU e a Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI) farão uma série de homenagens ao grande revolucionário, que foi, ao lado de Lênin, um dos máximos dirigentes da Revolução Russa e fundador do Exército Vermelho.
Estamos relançando a série “Trotsky, vida, obra e luta” com o episódio sobre seu assassinato. Se você não viu ou mesmo e se acompanhou, mas quer relembrar, veja aqui.
Além disso, estamos lançando uma nova série no canal do PSTU no YouTube, “Stalinismo: contrarrevolução e restauração”, uma forte denúncia dos crimes de Stálin e uma análise do papel dessa corrente.
Veja o primeiro episódio – “Stalinismo nunca mais”:
Por fim, na sexta-feira, dia 20, vamos realizar uma live em homenagem a Trotsky com Bernardo Cerdeira, dirigente do PSTU, na qual vamos lançar o livro “Comunistas contra Stálin: massacre de uma geração”, do historiador francês Pierre Broué. Uma obra importantíssima porque conta a história da resistência da Oposição de Esquerda trotskista na URSS e denuncia o seu extermínio pelo regime stalinista. A transmissão será pelo Facebook e canal do PSTU no YouTube.
Atividade da LIT-QI
No dia 22, domingo, a LIT-QI vai realizar a live “Legado de Leon Trotsky”, com exposição de Bernardo Cerdeira, via Instagram e Facebook. A conversa será em espanhol, às 16h do Brasil.