PSTU reafirmou a necessidade de uma frente classista entre esses partidos`HeloisaA pré-candidata à Presidência da República pelo PSOL, Heloisa Helena, chegou agora há pouco no Conat, acompanhada do deputado federal Babá. Os dois compuseram a mesa de abertura do encontro. Durante sua fala, Heloisa saudou os militantes do PSOL que defendem a Conlutas e estão presentes ao Congresso Nacional dos Trabalhadores. Depois que concluiu sua intervenção, a senadora foi muito aplaudida e todo o plenário desatou a entoar a seguinte palavra de ordem: “unir a esquerda socialista, nossa frente é classista”. A manifestação do plenário expressa um importante sentimento da vanguarda, que deseja construir a unidade dos socialistas nas eleições contra a falsa polarização do PT, PSDB/ PFL.

`DirceuQuem falou em nome do PSTU foi Dirceu Travesso, que saudou o encontro dizendo que “às vezes não temos a dimensão do que estamos fazendo”. Para ele, o Conat poderá ser um evento histórico. “Aqui pulsa a luta pela terra, a luta por melhores salários, nós estamos conectados com a luta dos trabalhadores”.

Ele lembrou das várias lutas travadas pela classe operária no mundo inteiro, como nos Estados Unidos. “Lá 5 milhões de trabalhadores imigrantes foram às ruas e recolocaram o 1° de Maio no seu devido lugar na história”. Por fim chamou a unidade, nas lutas e nas eleições, do conjunto da esquerda socialista, chamando a construção de uma frente classista para as eleições de outubro.

O representante do PCB Igor Grabois saudou o encontro. Ele destacou a posição aprovada pelo pleno do partido, há alguns meses, de romper com a CUT governista.