Washington Reis
PSTU Baixada Fluminense

Os profissionais da educação de Duque de Caxias estão em greve, porque estão há sete anos sem reajuste salarial. Os responsáveis por essa situação são o atual secretário de transportes do estado do Rio de Janeiro, que está inelegível pelo TRE, Washington Reis, que governou a cidade até o ano passado, e o seu tio Wilson Reis, que é o atual prefeito.

É bom lembrar que o clã dos Reis, que conta com deputados estaduais, federais e até um membro no Tribunal de Contas,                vem, ao longo dos anos, sucateando os serviços públicos no município de Duque de Caxias. Os serviços na saúde e educação são extremamente precários e pioram a cada ano.

A educação está um verdadeiro caos, faltam creches e profissionais em todas as áreas. A forma como eles resolvem o problema é contratar trabalhadores terceirizados que, em épocas de eleição, são obrigados a fazer campanha para o clã dos Reis. Aqueles que se opõem a essa política são demitidos. Muitas unidades, como creches, por exemplo, funcionam quase que exclusivamente com trabalhadores terceirizados, que ganham salários miseráveis.

Os profissionais da educação de Duque de Caxias estão em greve porque estão há sete anos sem reajuste salarial.

O processo de privatização avança a largos passos no setor da educação. Tudo isso para não investir na educação como deveria. Para não realizar concursos públicos e para não atender às reivindicações dos trabalhadores da educação que estão travando uma verdadeira guerra contra o prefeito neste momento.

Não bastassem os sete anos sem reajuste e toda a precarização que sofre a educação em Duque de Caxias, ontem o prefeito Wilson Reis e Washington Reis estiveram na tradicional festa de Santo Antônio, que ocorre todos os anos no centro da cidade. Ao serem hostilizados pela população e pelos profissionais da educação, que faziam um protesto no local, o prefeito e seu sobrinho deram ordem a seus capangas armados para que agredissem fisicamente os profissionais da educação. Um verdadeiro absurdo!

Nós, do PSTU da Baixada Fluminense, repudiamos veementemente essa atitude covarde contra os trabalhadores que lutam por uma educação melhor.

Parabenizamos os trabalhadores e as trabalhadoras que estão em uma luta sem trégua contra o prefeito, exigindo seu merecido reajuste e uma educação pública de qualidade.