As entidades e ativistas que compõem a Conlutas estão a todo vapor na organização e preparação da marcha contra o governo. Panfletagens, assembléias e colagem de cartazes divulgam a manifestação em todo o país.

A coordenação da Conlutas em Brasília prepara toda a infra-estrutura para a realização da marcha. Enquanto isso, nos estados, diversas categorias se mobilizam para divulgar o ato e arrecadar dinheiro para o aluguel de ônibus. Ao contrário da UNE e da CUT, o ato da Conlutas será totalmente organizado e financiado pelos próprios trabalhadores e suas entidades.

Todos a Brasília
No Distrito Federal, a Conlutas organiza uma agenda especial de convocação da marcha. As atividades incluem a colagem de 5 mil cartazes e panfletagem nos bancos, escolas e universidades. A meta é conseguir 50 ônibus no DF para transportar os manifestantes até a Esplanada dos Ministérios no dia 17.

Em Minas Gerais, a Conlutas planeja levar 50 ônibus para Brasília, quase o mesmo número que deve sair de São Paulo em direção à Esplanada. O Rio de Janeiro, por sua vez, deve levar cerca de 30 ônibus. A distância não impede a participação dos ativistas de estados do Sul ou do Nordeste. O Rio Grande do Sul deve levar oito ônibus, dois a mais que Santa Catarina e Sergipe, que prometeram, cada um, mandar seis ônibus para a manifestação.

PSTU lança todas sua forças na convocação
Diante da importância da marcha do dia 17 de agosto, o PSTU lançou-se com todas as forças na convocação do protesto. Além do boletim nacional do partido, distribuído na base de diversas categorias de trabalhadores e estudantes, centenas de milhares de cartazes foram impressos. Além de serem colados nas cidades, os cartazes com a montagem de Lula com a cueca recheada de dólares também viraram “pirulitos” nos atos públicos contra o governo, ganhando grande repercussão na imprensa.
Post author
Publication Date