Confira os trechos da resolução proposta no Encontro Continental de La Paz, realizado em agosto de 2005• Propomos que o Encontro Continental de La Paz aprove lançar uma campanha com dois aspectos. O primeiro é uma campanha internacional, em apoio à principal luta do povo boliviano: a nacionalização do gás, sem indenização, contra as empresas imperialistas e a Petrobras. O processo revolucionário boliviano é atualmente a luta mais avançada de todo o continente e expõe com maior clareza essa reivindicação.

• Ao mesmo tempo, propomos lançar uma grande campanha continental pela nacionalização, sem indenização, dos hidrocarbonetos de toda América Latina. Isto significa lutas, por exemplo, pela reestatização da YPF na Argentina, a nacionalização de empresas imperialistas, co¬mo Repsol, Chevron/Texaco, Shell, Exxon, etc., e a expropriação de suas instalações, a anulação dos contratos entreguistas-privatizantes de todo o restante do continente, a recuperação das áreas que foram concedidas ou entregues às multinacionais.

• Propomos que esta campanha se desenvolva em base à mais ampla unidade de ação, chamando as centrais e organizações sindicais (em especial as dos trabalhadores do setor petroleiro), as organizações camponesas, as orga¬nizações representantes dos povos in¬dígenas, as organizações estudantis, e todas as organizações políticas e sociais nacionalistas, antiimperialistas, de es¬querda, etc. Esta proposta tem por objetivo formar um grande movimento pa¬ra impulsionar uma grande mobilização continental em defesa da riqueza e da soberania dos nossos países, contra o imperialismo.

Apresentada por: Conlutas (Brasil), Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas (Brasil), Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (Brasil), Central Nacional de Organização Cam¬po¬nesa, Indígena e Popular (CNOCIP – Paraguai), Corriente Roja (Espanha).

Post author
Publication Date