Um agricultor sofreu uma parada cardíaca e morreu durante a invasão da PMÀs cinco horas da manhã do último sábado, 3 de junho, a Polícia Militar, a mando de um grupo de latifundiários, invadiu a ocupação Fazenda Oriental, no município de Concórdia do Pará, e prendeu seis militantes da Conlutas, acusando-os de formação de quadrilha e porte ilegal de armas.

A ocupação já resiste há três anos, e essa foi a terceira vez que a PM a invadiu, mas a primeira em que agricultores foram presos. Mais de 70% da área ocupada pertence à União, porém um dos maiores grupos empresariais do estado (Grupo Yamada) reivindica toda a área como sua. O próprio Incra já deu um parecer comprovando que a área pertence a União.

A PM agiu de forma truculenta, espancando os agricultores, acusando-os de que eram traficantes de maconha e que ali agia uma quadrilha, e que estavam agindo para desmontar essa quadrilha. Durante a ação, um agricultor sofreu uma parada cardíaca e morreu. Os seis agricultores estão presos em uma mesma cela, escura, abafada e sem as mínimas condições higiênicas. Entre os seis agricultores, um é militante do PSTU. No momento da operação, a policia levou uma bandeira do partido que estava hasteada na área central da ocupação.

A Conlutas já entrou na Justiça exigindo a liberdade dos agricultores e iniciou uma campanha de solidariedade. Pedimos a todas as entidades sindicais, estudantis e do movimento popular e camponês que envie mensagens de solidariedade e exijam a libertação dos agricultores.

  • ENVIE MENSAGENS PARA:
    [email protected] com cópia para [email protected]
    fax: à Juíza Viviane Fernandes Augusta da Luz
    (91) 3728 – 1197 com cópia para (91) 3225 – 4574