Lucas Simabukulo

Lucas Simabukulo, delegado da Plenária Intercongressual da CNTE pelo Sinpeem

Em meio às manifestações em que o movimento estudantil ocupou as ruas pela revogação do Novo Ensino Médio, ocorreu entre os dias 17 e 19 de março a Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A delegação da CSP-Conlutas esteve presente, demarcando sua oposição à direção da entidade e ao governo Lula e Alckmin.

A direção da CNTE buscou imprimir um clima de apoio ao governo Lula e Alckmin, expresso no tema da plenária “Reconstruir o Brasil com os educadores e educadoras”. No entanto, apesar das declarações do governo de que não revogaria o Novo Ensino Médio, ou no máximo, que poderia rever alguns pontos, os profissionais da educação tem repudiado esse modelo, que aprofunda as desigualdades educacionais, particularmente entre os setores mais periféricos da juventude.

O deputado Glauber Braga (PSOL) esteve presente e reafirmou a necessidade da revogação do Novo Ensino Médio. Na mesa das centrais sindicais, Joaninha Oliveira da CSP-Conlutas insistiu na necessidade da independência de classe, para avançarmos nas lutas dos profissionais da educação.

A delegação da CSP-Conlutas foi firme na defesa de que a entidade deveria construir um calendário de lutas. Foi aprovado por unanimidade o dia 22 de março, dia nacional de lutas da educação, e 26 de abril, greve nacional da educação, pelo cumprimento do reajuste do piso nos Estados e Municípios e pela revogação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio.

Infelizmente, a condução da Plenária nesses três dias foi bem burocrática, prejudicando os debates. A presidenta da Apeoesp impediu em um dos Grupos de Trabalho uma moção apresentada pela professora Flávia Bischain de apoio à luta dos professores contratados de São Paulo pelo emprego. Um absurdo!

Dia 26 de abril, vamos às ruas em todo o país! Construir uma importante Greve Nacional da Educação, pela revogação das reformas trabalhista e previdenciária, e da BNCC e do Novo Ensino Médio!