O Sindicato Doro-Chiba, que representa os ferroviáriosda cidade japonesa de Chiba, enviou uma carta repudiando a ação de despejo no Pinheirinho. Em 2010, diretores estiveram no Brasil e conheceram a comunidade. Leia abaixo.A quem possa interessar,

Nós estamos lhes escrevendo em nome da “Doro-Chiba” (Sindicato Nacional do Setor Ferroviário de Chiba), que tem lutado contra os planos neoliberais no Japão e tem desenvolvido solidariedade com os movimentos sindicais brasileiros, incluindo a CSP-Conlutas.

Em primeiro lugar, queremos protestar, de forma veemente, contra a recente operação policial e intimidação contra os pacíficos moradores da Comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, sob alegações injustas.

Nós fomos informados do fato de que estas ações tem sido implementadas para garantir a reintegração de posse para especuladores imobiliários falidos e que esta decisão foi feita pela juíza Márcia Faria Mathey Loureiro.

Partindo da defesa incondicional do direito dos moradores da Comunidade do Pinheirinho em viver em paz, nós exigimos que a juíza Márcia Faria Mathey Loureiro recue em sua decisão e siga o exemplo de algumas das agências do governo nacional que se declararam a favor da ocupação (como o Assessor da Secretaria da Presidência da República, Wlamir Martines, que condenou a possível evacuação da área).

Nós, como uma entidade sindical, que está trabalhando na defesa dos empregos e condições de vida do povo trabalhador, estamos seriamente preocupados com as vidas dos moradores do Pinheirinho e solicitamos, veementemente, aos órgãos envolvidos para evitar causar uma tragédia para estas pessoas.

Novamente, nós reafirmamos nosso apoio aos moradores da Comunidade do Pinheirinho e que estaremos lutando juntamente com vocês contra qualquer tipo de injustiça ou supressão de direitos humanos.

Nós lembramos claramente da visita de nossa delegação à Comunidade do Pinheirinho, em junho de 2010, a convite da CSP-Conlutas, quando os moradores nos receberam e nos impressionaram com seu corajoso modo de vida.

Nós estaremos acompanhando atentamente aos acontecimentos do Pinheirinho, com nossos corações sempre ligados ao povo de lá.

Saudações,

13 de janeiro de 2012

Presidente do Sindicato Nacional do Setor Ferroviário de Chiba.
TANAKA Yasuhiro (Y. Tanaka)
[email protected]

LEIA TAMBÉM: