Além das eleições para metalúrgicos, também ocorrerá esta semana a disputa pelo Sindipetro de Minas Gerais. A Chapa 3 – Renovação pela Base, vem realizando na Refinaria Gabriel Passos uma campanha com grande aceitação.

Frente ao desmonte da Petros, que o governo pretende aplicar, os aposentados concordam com a proposta da Chapa 3 de defender as conquistas, como a aposentadoria integral. “A discussão com os operadores nos turnos e com os trabalhadores do administrativo tem sido boa, e a maioria concorda com a necessidade de lutar por uma PLR que esteja à altura dos lucros da Petrobrás, contra a reforma sindical, a CUT e a FUP”, afirma Leonardo Auim, integrante da Chapa 3 e operador há três anos. Ele acredita que a chapa tem grandes chances de vitória, e deve ir para o segundo turno.

A Chapa 3, ao contrário da direção do sindicato, está na base da categoria e representa a verdadeira renovação somada à experiência de luta. São nove petroleiros que ingressaram na empresa em 2002, entre eles duas operadoras e companheiros com mais tradição, inclusive alguns que voltaram com a anistia aos demitidos na histórica greve de 1995.