PSTU-PE

O PSTU se solidariza com Marcelo Barreto, militante do partido e professor de Educação Física no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao mesmo, repudiamos a ação truculenta e arbitrária praticada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF/PE) que invadiu a aula do professor Marcelo no último dia 18 de maio último, utilizando a polícia para impedir o seu livre direito à docência.

O CREF não é uma entidade que defende os profissionais de Educação Física, pelo contrário, em nítido abuso de autoridade tenta impor uma filiação, expondo professores e estudantes adolescentes à situação violenta e constrangedora. Autoridade esta adquirida através de articulações e lobbys no Congresso Nacional.

Como se não bastasse a onda de violência que acometeu as escolas nos últimos meses, essa ação do CREF traz mais insegurança e pânico aos profissionais e estudantes. Só a mobilização de estudantes, funcionários e professores pode frear episódios como este, típico da extrema direita.

Além disso, a violência e constrangimento cometidos pelo CREF, com apoio da Polícia Civil, demonstra que o discurso de que a forma de acabar com as ameaças e atendados às escolas apontada pela extrema direita e por parte de setores da esquerda vão servir, como nessa ação contra Marcelo, apenas para a criminalização, perseguição e repressão às lutas dos professores, funcionários e estudantes que combatem em defesa da escola e da educação públicas.

O Conselho, assim, deixa nítido seu papel de usurpar o direito ao saber e a sua transmissão bem como a apropriação de saberes culturais.

Exigimos o fim dessas ações arbitrárias do CREF e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e pela revogação da Lei 14.386 de 27 de junho de 2022. Convocamos as entidades de classe, trabalhadores e estudantes para a construção de um ato de repúdio e punição aos responsáveis por essa violação aos direitos do Professor Marcelo Barreto, em frente ao Colégio de Aplicação para lutar contra essa ação reacionária, intimatória e hostil à Educação Física e à liberdade de cátedra.

– Toda solidariedade a Marcelo Barreto!
– Punição aos membros do CREF e policiais civis envolvidos na ação!
– Não à criminalização dos professores de Educação Física!