FOTO: Colectivo M.A.F.I.A

Nessa última terça-feira (19) o Congresso Argentino aprovou a Reforma da Previdência por 128 votos contra 116. No entanto, desde a semana anterior à votação, os trabalhadores argentinos foram às ruas para enfrentar a proposta. Foram dias de protestos, manifestações, greves e enfrentamentos diretos com a Gendarmeria, a polícia argentina. Também houve panelaço em frente ao palácio presidencial.

A Praça do Congresso, que já havia sido palco de uma gigantesca manifestação no dia 15, virou uma praça de guerra. Os enfrentamentos se espalharam por Buenos Aires e se estenderam durante a noite. A polícia, além dos sprays, balas de borracha e bombas de gás, também usou motos para perseguir os manifestantes pelas ruas e caminhões com jato d’água.

Mas não sem resposta. Os trabalhadores tentavam se proteger como podiam, improvisando escudos com tapumes e protegendo os rostos com as camisas para evitar o incômodo com o gás. Muitos deles eram idosos que mal conseguiam correr. Um deles, mesmo precisando se apoiar em um andador, também foi para a rua protestar.

Parcelas mais radicalizadas organizaram sua autodefesa com pedras e rojões. Uma das filmagens da chuva de pedras contra a polícia impressiona e viralizou nas redes sociais. Entretanto, como acontece por aqui, a grande imprensa parece só ver algumas janelas quebradas e umas lixeiras queimadas. Os “mascarados” logo são criminalizados e tratados como vândalos. Mas o que aconteceu nas ruas de Buenos Aires é mais do que isso.

Reunimos aqui algumas fotos dos enfrentamentos feitas por fotógrafos alternativos e coletivos fotográficos independentes. Com colaboração de Amy Lee, de Buenos Aires.

 

Colectivo M.A.F.I.A
Veja o álbum completo aqui.

 

Viojf para a Revista Crítica
Veja o álbum completo aqui.

 

German Pena
Com a colaboração de Barbar Leiva, Soía Genovese, Flor Plantié e Celeste Destefano. Veja o álbum completo aqui.

 

ES Fotografía
Veja o álbum completo aqui.

 

Coletivo En Movimento Teve
Veja o álbum completo aqui.

 

Coletivo Emergentes

Sado – Colectivo Fotográfico
Veja o álbum completo aqui.

 

Sebastian Miquel Fotografía
Veja o álbum completo aqui.

 

Ariel Feldman
Veja o álbum completo aqui.