No dia 30 de março, os moradores da Ocupação João Cândido saíram em caminhada de Itapecerica da Serra com destino ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual de São Paulo. Segundo o MTST, que coordena o acampamento, foram cerca de 5 mil lutadores que partiram em busca de uma solução para o problema da habitação.

A intenção era chegar ao local por volta das 13h30. No meio do caminho, entretanto, a polícia barrou os manifestantes. Serra acionou a tropa de choque que parou a marcha impedindo-a de chegar ao Palácio.

A reivindicação dos manifestantes é que o governo Serra resolva o problema de moradia das famílias que se encontram no terreno de Itapecerica. O proprietário conseguiu, na Justiça, uma liminar de reintegração de posse, permitindo o despejo dessas pessoas a qualquer momento. O movimento pede a desapropriação do terreno ou a reacomodação das pessoas que vivem no acampamento, sem ônus para as mesmas.

Desde o dia 16 de março, o MTST ocupa um terreno que é utilizado para especulação imobiliária, abandonado há pelo menos 12 anos. A ocupação foi crescendo com o passar dos dias e hoje já chega a abrigar 2.500 famílias. O governo não apontou nenhuma solução definitiva, apenas marcando uma reunião para o dia 4 de abril.

A Ocupação João Cândido tem recebido o apoio de várias entidades sindicais e estudantis, organizações dos direitos humanos e artistas. O acampamento recebeu, também, a visita de dirigentes internacionais da Bolívia, do Haiti e do Uruguai que aproveitaram a presença no Encontro Nacional, no Brasil, para apoiar o movimento dos sem-teto.